Evento aos 50 anos de CCN contou com entrega de painel comemorativo
De forma a honrar os serviços prestados e a contribuição científica para a comunidade, o Centro de Ciências da Natureza (CCN) realizou na terça-feira (28), solenidade de aniversário em comemoração aos 50 anos de sua fundação. A recepção iniciou do lado de fora do Auditório Afonso Sena com o descerramento de placa da reforma do auditório que fica localizado no prédio do curso de Física. A cerminônia contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; e do Diretor do CCN, Edmilson Miranda.
Descerramento da placa de reforma do Auditório Afonso Sena
A obra realizada contemplou melhorias na estrutura do espaço, instalação de novos ar-condicionados e iluminação, reforma do teto, pintura e a entrega de um painel alusivo que apresenta nos traços desenhados elementos que representam os cursos ofertados pelo centro. Em seguida, de forma a dar início às festividades, a Banda The Tonikers formada por estudantes do curso de Física performou quatro músicas ao público presente.
Também compuseram a mesa de abertura: o Vice-Diretor, Jefferson Cruz dos Santos Leite; representante das Coordenações dos Programas de Pós-Graduação, Prof. Rondinelle Marcolino Batista; representante das Coordenações dos cursos de Graduação, Profa. Jóina Freitas Borges; representante dos Departamentos de Ensino, Prof. Fábio Barros Britto; representante dos técnico-administrativos, Américo Moreira do Val Neto; e representante dos alunos e discente do curso de Biologia, Luiz Ferreira do Monte.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
O reitor da UFPI e, também, ex-diretor do CCN, Gildásio Guedes, externou sua felicidade ao participar da cerimônia e da história dos 50 anos do Centro. “É grandiosa a história do nosso CCN. Tem representado a Universidade em várias atuações, na qualificação, na gestão e no exemplo contínuo de suas ações. Sua contribuição singular ao longo dos anos para a educação, a pesquisa e a inovação no Piauí, é um orgulho para toda a comunidade acadêmica. Tenho certeza de que continuará a desempenhar um papel importante no futuro do nosso estado e do nosso país”, afirmou o reitor.
Diretor do CCN, Edmilson Miranda de Moura
Com a palavra, o diretor do Centro de Ciências da Natureza, prof. Edmilson Miranda de Moura, pontuou sobre o desenvolvimento da unidade de ensino, que foi marcado pelo crescimento do número de alunos, da oferta de cursos e da produção científica, as dificuldades enfrentadas e os êxitos do trabalho árduo de todos que compõem o centro.
“Momento de alegria e satisfação poder comemorar os 50 anos de um centro que tem desenvolvido trabalhos de qualidade, um lugar imenso que cresceu por conta dos professores e alunos. Seguimos trabalhando e crescendo juntos pensando que temos muito a melhorar, mas esperamos que os próximos 50 anos tragam renovação, integração e muitas conquistas para aqueles que buscam no CCN sua capacitação e seu aperfeiçoamento pessoal e profissional”, ressaltou o diretor.
Ao centro da foto, Arimateia Lopes é agraciado com certificado de reconhecimento
Dando seguimento a cerimônia, o ex-reitor da UFPI e docente do curso de Química, Prof. Arimateia Lopes ministrou a palestra “50 anos de CCN - Presente, passado, futuro”. Durante sua apresentação o docente percorreu uma linha do tempo sobre a história do CCN desde sua fundação em 1973 até os dias atuais. Ele destacou as principais conquistas do centro, como a formação de centenas de profissionais, o desenvolvimento de pesquisas de ponta e a prestação de serviços à comunidade.
O Prof. Arimateia encerrou sua palestra com uma mensagem de esperança para o futuro do CCN. Ele ressaltou que o centro continuará a desempenhar um papel importante na contribuição da educação, pesquisa e inovação no Brasil. “Durante 50 anos passamos por obstáculos e vencemos desafios. Os 50 anos que vem a frente serão ainda mais desafiadores, mas continuamos sabendo que o CCN tem uma obrigação, que é desempenhar um papel de referência”, finalizou.
Homenagens
Professora Conceição Lage recebe certificado de reconhecimento
Após a palestra, o momento seguinte foi de homenagens aos ex-diretores do Centro de Ciências da Natureza. Eles receberam um certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao centro. “É uma honra receber este certificado de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Centro de Ciências da Natureza. Sou a única mulher a ocupar o cargo de diretora do CCN, e isso é motivo de orgulho para mim. Ao longo de minha carreira, sempre me dediquei ao centro, contribuindo para sua formação e desenvolvimento”, discursou a professora homenageada Maria Conceição Soares Meneses Lage.
Logo em seguida, foi feita a apresentação dos professores Eméritos do CCN. Disposta na Resolução CONSUN/UFPI Nº145/2023, a escolha foi feita considerando as qualidades pessoais, a trajetória profissional, a atuação em inúmeras funções de destaque exercidas no âmbito do serviço público federal e no desempenho de atividades acadêmicas dos professores.
Professor Antônio Macêdo também foi um dos agraciados no evento
Com mais de 40 anos de serviços prestados à UFPI e um exemplo de legado acadêmico a ser seguido, o prof. aposentado Antônio Macêdo Santana foi um dos escolhidos para receber o título Emérito. “Ingressei na UFPI em seu primeiro ano de fundação, posso dizer que praticamente vi o CCN crescer. Sinto-me realizado e feliz por ter contribuído para o desenvolvimento do centro e consequentemente da UFPI. Agradeço mais uma vez a todos por esta homenagem e reconhecimento”, manifestou.
Também estiveram presentes na solenidade: o ex-deputado estadual, João de Deus; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; a Diretora do CEAD, Lívia Nery, a Diretora do CCHL, Edna Maria Goulart; o Diretor do Centro de Tecnologia, Marcos Lira; a Diretora do CCE, Eliana de Sousa Alencar Marques; a Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, Flávia Lorenne; além de docentes, técnico-administrativos e discentes.
Confira mais fotos: