Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IV Simpósio de Leitura (SimLER) ocorre entre os dias 25 e 27 de outubro

IV Simpósio de Leitura (SimLER) ocorre entre os dias 25 e 27 de outubro

Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 17h10

TextoDescrição gerada automaticamente

Entre os dias 25 e 27 de outubro acontece o IV Simpósio de leitura, reflexões e diálogos (IV SimLER 2023). As inscrições estão abertas e seguem disponíveis até o dia 24 de outubro via módulo de extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Já para os interessados em apresentar trabalhos, além da inscrição, deve ser preenchido o seguinte formulário até o dia 10 de outubro. O IV SimLER também está com vagas de voluntários para intérpretes de LIBRAS, confira o formulário

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa PROLETRAS, Projeções em pesquisas e práticas sobre leitura e escrita, apoiado pela Coordenação de Letras Vernáculas e pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí com a coordenação da Professora Maria Angélica Freire de Carvalho em colaboração com a Professora Ana Elisa Ribeiro do Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). O IV SimLER conta com o apoio dos professores: José Ribamar Lopes Batista Júnior (CTF/PPGeLUFPI), Naziozênio Antonio Lacerda (UFPI-PPGEL), Raimunda Gomes de Carvalho Belini (IFPI-Campo Maior/PI).

Em sua quarta edição, o SimLER apresenta a leitura como movimento e envolvimento dos sujeitos no mundo, em inserção e integração. Com a proposta objetiva-se tematizar a leitura em sua função agregadora nas diversidades humana e cultural, representando, portanto, meio para a inclusão.  O evento constrói-se, pois, investido dos princípios da Agenda ONU 2030, em defesa ao desenvolvimento sustentável (ODS 10) para a redução das desigualdades. O investimento na formação do leitor é uma das ações para “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”, (ONU, 2015-2030, ODS 4). Com esse propósito, o IV SimLER amplia discussões e fortalece o debate sobre a educação inclusiva/integradora e eficaz para todos, considerando a leitura como uma das fontes para o pleno exercício da cidadania.

A programação do evento se compõe de palestras e sessões interativas com pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e participantes de outro país, trata-se de atividades que abordam temas desde à performance cognitiva, ao surgimento e desenvolvimento do leitor às práticas sociais, envolvendo a linguagem em funcionamento e, portanto, a leitura em ação. Apresenta-se, ainda, painéis temáticos também coordenados por pesquisadores, nos quais são divulgados estudos por meio de comunicação oral, compartilhando conhecimentos. Na oportunidade, acontecerão minicursos e oficinas que objetivam colaborar na capacitação e formação dos participantes: professores, pesquisadores, alunos e outros interessados pela temática.

Evento on-line

Sessões interativas e palestras serão transmitidas para o canal do YouTube

Comunicação oral: através da plataforma Google Meet. As informações sobre os painéis temáticos, as regras de submissão e as condições de acesso podem ser vistas no site do evento.

As inscrições para os painéis temáticos serão feitas através do formulário do google (google forms). Inscrições abertas até o preenchimento das vagas disponibilizadas para os painéis temáticos. Acompanhem a listagem com painéis temáticos e com as regras para participação no site do evento.

As inscrições serão feitas pela plataforma SIGAA, atividades de extensão.

Outras informações podem ser encontradas na rede social Instagram @proletrasufpi.