Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI entrega título de Professor Emérito a docentes do CCN

UFPI entrega título de Professor Emérito a docentes do CCN

Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 11h14

MERITO-32.jpg

Administração Superior da UFPI ao lado de docentes agraciados com o título de Professor Emérito

Um momento para reconhecer e enaltecer os relevantes serviços prestados à Universidade Federal do Piauí e à sociedade piauiense. Com esse intuito, o Conselho Universitário da UFPI realizou a sessão solene para outorga de título de Professor Emérito a importantes professores e pesquisadores das áreas de matemática, química, física, computação, biologia e arqueologia, que hoje estão aposentados do Centro de Ciências da Natureza. O evento foi realizado na tarde dessa quarta-feira (27), no Cine Teatro da UFPI. A entrega da honraria acontece também em alusão aos 50 anos do CCN, aniversário celebrado hoje (28).

Antônia Maria das Graças Lopes Citó, Antônio Alberto Jorge Farias Castro, Antônio Macêdo de Santana, Francisco Vieira de Souza, João Xavier da Cruz Neto e Maria Conceição Soares Meneses Lage foram os agraciados com o título, aprovado por unanimidade pelo CONSUN. A proposta de concessão foi do professor Edmilson Miranda de Moura, atual diretor do CCN.

MERITO-31.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou a satisfação pela concessão dos títulos aos professores que foram seus colegas de Centro. O Reitor é egresso, foi professor e diretor do CCN. “Pelo CCN passaram grandes nomes dessa Universidade e eles se assemelham a vocês, que são nossos professores eméritos a partir de hoje. Para vocês, a nossa referência e o nosso louvor pelo trabalho realizado, pelo exemplo dado e pelas atividades desenvolvidas. Estamos aqui apenas sendo gratos e reconhecendo o trabalho que vocês fizeram no CCN”, salientou.

MERITO-24.jpg

Diretora do Campus de Floriano, Edmilsa Santana de Araújo

Em sua saudação aos professores eméritos, a conselheira Edmilsa Santana de Araújo, diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral, evidenciou o currículo dos agraciados e suas contribuições para o fortalecimento da ciência. “Os diplomas de professores eméritos vinculam-vos ainda mais fortemente aos nossos trabalhos cotidianos e aos nossos destinos da UFPI. Não há, senhores, mais alta e mais honrosa investidura do que ao cabo de uma nobre carreira, toda voltada ao ensino e à ciência, recebê-los aqui com o supremo galardão de vossa vida universitária, o público e solene reconhecimento de tudo o que fizeram, e quanto fizeram, e muito fizeram”, enalteceu.

Os agraciados foram aplaudidos de pé pelo Conselho, professores, técnico-administrativos, familiares e amigos que prestigiaram a solenidade. Emocionados, falaram da satisfação em receber o título de professor emérito.

MERITO-20.jpg

Ao centro da foto, a professora Graça Citó foi uma das agraciadas com a honraria

A professora Graça Citó, docente aposentado do Departamento de Química, disse estar honrada com o título. “Estou muito emocionada, gratificada e feliz pelo reconhecimento desse trabalho, que foi uma luta de uma vida inteira aqui dentro da Universidade. Um trabalho de mão dupla, de transmissão de conhecimento por minha parte e de aprendizado por parte da Instituição e do alunado”, destacou.

MERITO-19.jpg

Ao centro da foto, o professor Antônio Macêdo

Para o professor Antônio Macêdo, docente aposentado do Departamento de Física, o sentimento é de muita gratidão e honradez. “Eu vi isso aqui nascer, começamos lá no Centro, na Praça Saraiva. Quando viemos para cá, era uma mata, construímos a Universidade juntos e aqui vivemos 50 anos, todos os dias, para sempre Universidade. Ajudei a construir e ela me ajudou também, ajudei a formar gente e estou muito feliz em ser homenageado por esse Conselho”, destacou.

MERITO-18.jpg

Ao centro da foto, o professor Alberto Jorge Farias

O professor Alberto Jorge Farias, docente aposentado do Departamento de Biologia, falou da felicidade e gratidão pelo reconhecimento. “Sou apaixonado pela Universidade e trabalhei esses anos todos com muito carinho, zelo e responsabilidade. Eu me sinto orgulhoso e com a sensação de dever cumprido”, salientou.

MERITO-22.jpg

Ao centro da foto, a professora Conceição Lage

Segundo a professora Conceição Lage, que foi docente do Departamento de Química, o momento é de alegria e orgulho. “Receber esse título nos coloca num patamar acima do normal. É gratificante, a gente vê que valeu a pena o tempo que se dedicou e se dedica, porque continuo trabalhando, dando aula na graduação e pós, orientando, trabalhando sempre que sou chamada”, frisou.

MERITO-21.jpg

Ao centro da foto, o professor Francisco Vieira de Souza

Para o professor Francisco Vieira de Souza, docente aposentado do Departamento de Computação, esse momento demonstra aprovação pelo dever cumprido. “É o reconhecimento de um trabalho que a gente passa muito tempo, foram muitos anos de labuta e lutando por isso. Para mim, fica a certeza que a Universidade e os colegas entenderam que esse trabalho foi bem feito e fico satisfeito que meu dever foi cumprido”, ressaltou.

A concessão dos títulos de Professor Emérito aos docentes aposentados do CCN foi decidida em reunião do Conselho Universitário no dia 15 de agosto de 2023, conforme publicado na Resolução CONSUN/UFPI N. 145, de 04 de setembro de 2023.

Confira mais fotos:

MERITO-30.jpg