Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Multidisciplinar “Grafite nas ondas da Rádio” celebra os 100 anos do Rádio no Brasil

Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 16h55

27092023-DSC_0112.jpg

Rádio FM Universitária recebe tintas que serão usadas na preparação de mural artístico

Com intuito de comemorar os 100 anos da introdução do Rádio em terras brasileiras, teve início hoje (27) o projeto multidisciplinar “Grafite nas ondas da Rádio”, resultado de parceria entre a Superintendência de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (SCS/UFPI), Rádio FM Universitária, Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) e curso de graduação em Artes Visuais (CCE). Nesse sentido, as paredes da Rádio Universitária ganharão um mural em grafite, a partir do dia 2 de outubro, em homenagem à história do Rádio.

27092023-DSC_0099.jpg

Espaço da Rádio FM Universitária que ganhará mural

“Resolvemos modificar as paredes da nossa Rádio e realizar uma homenagem aos 100 anos do Rádio no Brasil. Então, com base nisso, eu criei esse projeto ‘Grafite nas Ondas da Rádio’. Os alunos de Artes Visuais vão grafitar as duas paredes laterais da rádio com a temática que homenageia os cem anos do Rádio, a nossa cultura piauiense e também a Universidade Federal do Piauí”, declara o Diretor da Rádio FM Universitária, professor Sílvio Henrique Barbosa.

27092023-DSC_0040.jpg

Da esquerda para a direita: Diretor da FM Universitária, Sílvio Barbosa; e Diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery

Para o início do projeto, também esteve presente a Diretora do CEAD, professora Lívia Nery, que está diretamente envolvida com as atividades a serem desempenhadas. “O CEAD oferta uma especialização em Ensino de Artes para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Neste curso há uma disciplina chamada Intervenção Urbana e esse projeto está articulado com essa disciplina que pensa justamente nessas intervenções em espaços públicos. Desta forma, foi uma ideia fantástica quando nós conseguimos articular alunos da graduação do curso de Artes, da especialização, além da atuação de nossos professores, em que temos o propósito de fazer transformações em diferentes espaços da nossa Instituição”, conta ela.

A professora Lívia Nery deixa claro que a Rádio FM Universitária é apenas o primeiro local a passar por uma intervenção artística. O CEAD, em conjunto com a especialização e o curso de Artes Visuais levarão o projeto para outros espaços da UFPI.

27092023-DSC_0075.jpg

Estudantes da UFPI irão produzir mural de grafite na Rádio FM Universitária

Os alunos envolvidos na pintura são: Artur Miranda, Clara Soares, Eduardo Santana, Jamires Martins e Wesley Veras. O trabalho inicia no dia 28 de setembro, começando as marcações do que será feito, mas a pintura e a montagem dos andaimes começam na segunda-feira, 2 de outubro. O professor Sílvio enfatizou que a arte será criada pelos alunos, dentro de sua qualidade, tradição e estética individual. O aluno Eduardo Santana falou sobre esse processo: “A Rádio nos deu algumas propostas de fazer algo que pudesse remeter aos estudantes da Universidade e que pudesse agregar a toda a comunidade acadêmica, então a gente pensou em algo nessa área”, afirma ele.

A Superintendente de Comunicação Social da Universidade, professora Samantha Castelo Branco, comentou sobre sua visão do projeto: “Essa ideia surgiu a partir do desejo de dar uma cara à Rádio Universitária, fazer do espaço do painel externo da rádio um espaço para a arte. Afinal a comunicação e a arte andam juntas, elas são como primas irmãs. Então, nós definimos que a temática desse painel seria o centenário do rádio no Brasil. Esse projeto vai ser um momento de união e diálogo entre a comunicação e a arte para entregar à comunidade acadêmica um espaço que não apenas produz uma programação radiofônica de qualidade, mas também um espaço de contemplação em que a gente vai homenagear e eternizar este centenário. Nós estamos muito orgulhosos com essa conquista ao tempo que a Superintendência e a Administração Superior agradecem a todos que estão contribuindo para esse projeto se tornar realidade”, finaliza.

Veja mais fotos:

27092023-DSC_0102.jpg