Reitor ao lado de estudantes da UFPI para discussão de demandas da educação superior indígena
Na terça-feira (26), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu, Seribi Tukano, Diretor da UPEI-União Plurinascional dos Povos Indígenas e estudante de Medicina da UFPI, acompanhado do Cacique do Povo Tabajara, Alongá Sávio Santos Tabajara que também é mestrando em Antropologia na UFPI para tratar sobre o edital PARFOR EQUIDADE lançado pelo Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com objetivo formar professores em licenciaturas específicas. O pedido dos indígenas foi prontamente atendido.
Segundo o Reitor Gildásio Guedes: "A UFPI vai se inscrever no edital para implementar o curso de pedagogia intercultural indígena e licenciatura intercultural indígenas, cumprindo com sua função social e ampliando suas políticas afirmativas”.
Seribi Tukano ressaltou "a educação indígena deve ser construída pelos próprios indígenas conforme prevê a resolução 169 da OIT de consulta prévia aos povos".
O Reitor informou que vai encaminhar as demandas da educação superior indígena, sendo assim a Primeira Universidade Pública a aderir a modalidade de ensino.
Sávio Tabajara reitera que "é de fundamental importância para os povos indígenas do Piauí o acesso ao ensino superior em uma modalidade que atenda suas especificidades e cosmovisão", disse.