Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Workshop Luso-Brasileiro de Tecnologias Aplicadas acontece em outubro na UFPI

Workshop Luso-Brasileiro de Tecnologias Aplicadas acontece em outubro na UFPI

Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 10h36

WhatsApp_Image_2023-10-04_at_17.25.43_copy.jpeg

O Workshop Luso-Brasileiro de Tecnologias Aplicadas vai reunir pesquisadores do Brasil e de Portugal para discutir tecnologias atuais e aplicadas de interesse para o estado do Piauí, com foco no desenvolvimento sustentável. O evento vai acontecer nos dias 25 e 26 de outubro de 2023, no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, e terá a participação do professor Fernando Eduardo Macedo da Cunha, da Universidade do Minho de Portugal.

A programação terá palestras e mesas-redondas contemplando temáticas como: conexão digital e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); tecnologia direcionada para a produção de hidromel; energias renováveis, especialmente, envolvendo hidrogênio verde; desenvolvimento de materiais compósito; inovação e transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável; e tecnologia de agricultura com baixa emissão de carbono, visando a redução dos efeitos das mudanças climáticas.

O evento é organizado pelos programas de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), em Ciência e Engenharia dos Materiais (PPGCM) e em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) da UFPI. A proposta surgiu a partir de ações envolvendo pesquisadores da UFPI com a Universidade do Minho de Portugal, em consonância com o projeto “Desenvolvimento de compósito destinado a design ecológico de mobiliário”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O workshop tem, ainda, o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e da UFPI.

Pesquisadores do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Núcleo de Inovação Pública do Piauí, Fundação Araripe, Cooperativa Mista de Pequenos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI), Bee Mel e Instituto Ubíqua participarão das palestras e mesas-redondas.

ENTREVISTA-3.jpg

Coordenador do Workshop, professor João Batista Lopes

“A Comissão Organizadora tem a expectativa de sucesso na execução do evento, considerando a relevância dos temas propostos associada à experiência e o elevado nível de qualificação dos palestrantes e debatedores no contexto nacional e internacional. Também, busca-se fortalecer a troca de experiências entre os programas de pós-graduação da UFPI, bem como ampliar o intercâmbio internacional com instituições reconhecidas no cenário científico mundial, no caso específico, a Universidade do Minho de Portugal”, destacou o coordenador do Workshop, professor João Batista Lopes, docente do PPG em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

O evento é destinado à comunidade acadêmica e ao meio produtivo, não havendo restrição para participação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://doity.com.br/workshop-luso-brasileiro-de-tecnologias-aplicadas. Os certificados de participação serão disponibilizados após o evento.

Acesse aqui a programação completa.