Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI aprova duas propostas no programa Praças da Ciência do MCTI e FINEP; Campus de Picos alcançou 2ª maior nota do país
Início do conteúdo da página

UFPI aprova duas propostas no programa Praças da Ciência do MCTI e FINEP; Campus de Picos alcançou 2ª maior nota do país

Imprimir
Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2023, 16h39

portico_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

A Universidade Federal do Piauí aprovou duas propostas na chamada pública do “Programa Praças da Ciência em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e Espaços Científicos Culturais”, do  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos Projetos (FINEP). As propostas aprovadas foram apresentadas pelos campi de Picos e de Teresina. A proposta do Campus de Picos obteve a segunda maior nota dentre as 39 propostas selecionadas pelo MCTI e pela FINEP.

 albemerc_copy.jpg

Assessor de inovação da PROPESQI, Albemerc de Moraes

O assessor de inovação da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), Albemerc de Moraes, destacou que as Praças da Ciência serão espaços lúdicos e interativos, que vão proporcionar oportunidades para crianças, jovens e adultos experimentarem conceitos científicos de forma prática e envolvente. “Isso contribuirá para o enriquecimento cultural e educacional das pessoas, incentivando a curiosidade e o aprendizado ao longo da vida. Sendo, portanto, uma vitrine da UFPI para a sociedade, estimulando a popularização da ciência e tecnologia”, frisou.

Maior nota do Nordeste e a segunda do país, a proposta “PraCiência: espaço em que se aprende brincando”, é coordenada pela professora Tamaris Gimenez Pinheiro, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos. Ela explica que no espaço serão trabalhadas temáticas relacionadas às áreas de Biologia, Física e Química, e questões voltadas à conservação do meio ambiente, sustentabilidade e valorização das potencialidades regionais, por meio de inúmeros recursos, como esculturas gigantes, tabuleiros, oficinas, apresentações culturais, cursos, recursos tecnológicos, entre outros. Além disso, terá espaços para coleta de resíduos eletroeletrônicos e outros recicláveis.

PHOTO-2023-09-22-16-54-53.jpg

Parte do local onde será instalada a PraCiência no CSHNB

Sobre a pontuação alcançada na Chamada Pública, a professora diz que serviu como reconhecimento e incentivo. “Essa avaliação positiva não apenas reconhece nosso esforço coletivo, mas também destaca a importância da colaboração entre diversos setores da sociedade. Ela serve como um forte incentivo para reforçarmos ainda mais nosso compromisso com o desenvolvimento contínuo do projeto e seus efeitos benéficos na comunidade. Estamos animados para seguir adiante, trabalhando incansavelmente para alcançar nossos objetivos e fazer diferença duradoura na educação e no desenvolvimento da nossa região”, frisou Tamaris Pinheiro.

PHOTO-2023-09-22-15-22-12_1.jpg

Professora Tamaris Gimenez Pinheiro, coordenadora da proposta PraCiência: espaço em que se aprende brincando

A segunda proposta aprovada pela UFPI é intitulada “A Praça dos Tempos: um espaço de interações científicas”, coordenada pelo professor Juan Carlos Cisneros Martinez, do Campus Ministro Petrônio Portella em Teresina. O professor destacou que a proposta foi desenvolvida em colaboração entre o Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI e o curso de Física, especialmente com o Planetário da UFPI.

Captura_de_Tela_2023-09-25_às_16.21.52_copy.png

Parte do projeto de arquitetura da Praça dos Tempos no CCN2 do CMPP

Segundo o professor Juan Cisneros, o espaço vaicontemplar várias atrações e atividades lúdicas que serão instaladas na vizinhança do Museu, como simulação de escavações arqueológicas e paleontológica, dinossauros, fauna da era do gelo, esculturas representando arte rupestre do Piauí, sistema solar representado em 3D, antenas acústicas para comunicação entre visitantes, barco tradicional do rio Poty que servirá para demonstrar como funciona um pêndulo, pequena praça de eventos, entre outros recursos. Para o professor, a Praça vai atrair mais visitas ao Museu e ao Planetário. “Ela vai beneficiar o público externo e servir para que a UFPI tenha mais presença na cidade, para que chame a atenção, voltando-se para o público externo, que vai ver a UFPI não somente como Instituição de ensino, mas, também como um espaço de convivência dentro da cidade”, destacou.      

juan_cisneros.jpg

Professor Juan Carlos Cisneros Martinez, coordenador da proposta A Praça dos Tempos: um espaço de interações científicas

O valor aprovado para a execução das duas propostas na UFPI é de R$ 596.498,06. Segundo o MCTI, o programa Praças da Ciência tem como objetivo criar novas e maiores oportunidades para que crianças e jovens possam compreender o mundo ao seu redor e refletir sobre os diversos campos do saber, além de estimular o intercâmbio entre a produção do conhecimento científico e tecnológico e contribuir para que cada criança e jovem desenvolva habilidades que serão fundamentais para seu futuro, tais como: criatividade; imaginação; inovação; espírito colaborativo; comunicação; autonomia; adaptabilidade ; flexibilidade e capacidade de lidar com diversas situações.

Fim do conteúdo da página