Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XI JMatUFPI celebra os 50 anos de criação do Departamento de Matemática

XI JMatUFPI celebra os 50 anos de criação do Departamento de Matemática

Última atualização em Segunda, 25 de Setembro de 2023, 16h15

IMG_20230925_085204421.jpg

Solenidade de abertura

As comemorações de 50 anos da criação do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí tiveram seu início na manhã desta segunda-feira (25) com a XI Jornada de Matemática (JMatUFPI 2023). O evento, que tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área de Matemática, contará com palestras e apresentações de trabalhos científicos e segue até o dia 28 de setembro. A abertura foi marcada pela presença do Reitor Gildásio Guedes; do Diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Edmilson Miranda de Moura; e do organizador da XI JMatUFPI, professor Mykael de Araújo Cardoso.

O JMatUFPI é um evento consagrado que busca estimular um diálogo sobre os principais assuntos de matemática da atualidade a níveis de graduação e pós-graduação. Ao longo dos dias, será incentivado o interesse pela área em estudantes do ensino médio e fundamental, com atividades especiais voltadas para esse público. Como conclusão das atividades acontecerá o descerramento da placa com o nome de todos os professores do curso.

IMG_20230925_085651873.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento, o Reitor Gildásio Guedes, ressalta que sua história na Universidade é atrelada com o Centro de Ciências da Natureza, uma vez que foi aluno, professor, chefe de departamento, vice-diretor e diretor do CCN. “A Administração Superior não mede esforços para atender as demandas de todas as unidades acadêmicas que compõem a nossa Instituição. Nesse sentido, canalizamos energia para que o ensino, pesquisa e extensão do CCN sejam cada vez mais fortalecidos, como exemplo da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) capaz de levar o nome da UFPI para além dos muros acadêmicos”, enfatizou.

Para o professor do Departamento de Matemática e organizador da XI JMatUFPI, Mykael de Araújo Cardoso, o evento é um convite para os estudantes do curso a ingressar no mundo científico. “Atualmente, o Departamento de Matemática possui mais de 500 alunos de graduação, então desenvolvemos ações, como a JMat, com o propósito de engajar nossos estudantes. Além disso, a edição deste ano é especial por celebrar os 50 anos do nosso Departamento”, afirmou.

Segundo o professor Jurandir Lopes, cerca de 50 alunos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas participaram do evento. “É gratificante trazer esses meninos da OBMEP para a Jornada de Matemática, uma vez que o empenho e dedicação que eles realizam servem de lição para todos nós”, disse.

Na oportunidade, também estiveram presentes o presidente da FAPEPI João Xavier da Cruz Neto; o Superintendente da FADEX Antônio Vinícius Oliveira Ferreira; o Chefe do Departamento de Matemática, Carlos Humberto Soares Júnior; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática, Rondinelle Marcolino Batista; além do Secretário de Saúde do estado do Piauí, Antônio Luiz Soares Santo, que representava o governador do Piauí, Rafael Fonteles; e o professor aposentado do Curso de Matemática da UFPI e ex-deputado, Nazareno Fonteles.

Confira mais fotos:

IMG_20230925_082353844.jpg