No dia 16 de março é comemorado o dia do ouvidor. O trabalho desse profissional é uma importante ferramenta para melhorar os serviços prestados por determinada instituição, empresa ou organização. Como o próprio nome sugere, a ouvidoria é o canal pelo qual o usuário do serviço se faz ouvir. A função do órgão é garantir o direito de manifestação do cidadão-usuário sobre os serviços prestados.
No intuito de ouvir alunos, servidores e comunidade que utilizam os serviços prestados pela Universidade Federal do Piauí, a atual gestão instituiu no ano de 2009, por meio do Ato n°858, a Ouvidoria da UFPI.
A ouvidora é um órgão ligado à reitoria da universidade que atende a demanda de solicitações dos cinco campi da Instituição. "Procuramos oferecer um atendimento humano, viabilizando pelo diálogo, pela escuta individualizada, com zelo no trato ao cidadão, ao docente, discente, ao servidor e a comunidade na crença de uma sociedade mais democrática", explica Maryneves Saraiva, ouvidora da UFPI.
A ouvidoria funciona como uma espécie de "fale conosco" da administração pública, canal pelo qual o usuário-cidadão pode elogiar, reclamar, sugerir e denunciar. "É nosso desejo que o diálogo seja fortalecido, para que a comunidade continue tendo crença naqueles que fazem a Instituição e com isso gerar o maior nível de satisfação nos direitos e deveres dos envolvidos", afirma a ouvidora da UFPI.
Maryneves Saraiva Arêa Leão Sousa, Chefe da Ouvidoria Interna da UFPI
O que faz a Ouvidoria da UFPI?
A Ouvidoria da UFPI é um canal de comunicação direta entre o usuário-cidadão e a Instituição. Tem a função de receber e encaminhar sugestões, reclamações e denúncias da comunidade universitária e da sociedade em geral. Seu trabalho funciona como uma crítica interna da administração pública, sob a ótica do cidadão, visando sempre a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Canais de comunicação com a Ouvidoria?
- Página eletrônica: www.ufpi.br/ouvidoria.php
- E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Telefone: (86) 3237-2104
- Agendamento individual: Campus Ministro Petrônio Portella, SG-7, bairro Ininga, Teresina-PI. (próximo à Assessoria Internacional).