Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ações marcam o Setembro Amarelo 2023 na UFPI; Instituição desenvolve atividades permanentes de apoio à saúde mental

Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 14h32

PHOTO-2023-09-21-13-48-25.jpg

A campanha Setembro Amarelo passou a integrar o calendário nacional de campanhas no país em 2013, segundo a Associação Brasileira de Psquiatria (APQ). A campanha busca conscientizar sobre a importância da vida e da prevenção do suicídio.

A Universidade Federal do Piauí faz parte desse movimento e além das ações que desenvolve no mês dedicado à campanha, a Instituição tem atividades permanentes de apoio à saúde mental, que são voltadas para estudantes e servidores.

Ações da PRAEC

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) disponibiliza o Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI). O SAPSI é um serviço de psicologia escolar e educacional que promove ações direcionadas à comunidade universitária, com a finalidade de contribuir com o processo educacional e com o desenvolvimento integral de estudantes da UFPI.

O  SAPSI faz atendimentos individuais e também participa e promove eventos educacionais sobre saúde mental. O serviço promove aconselhamento psicológico e, quando necessário, realiza encaminhamento dos estudantes para o psicólogo clínico ou para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município.

Para a campanha do Setembro Amarelo de 2023, a equipe do SAPSI preparou orientações que serão publicadas nos dias 26 e 27 de setembro, nos canais de comunicação da UFPI . Também será realizada a roda de conversa “Saúde mental em foco” - saúde mental e vida acadêmica, no dia 06 de outubro, em local a ser confirmado.

“Queremos passar uma mensagem a respeito de saúde mental, sobre os locais de apoio dentro da rede de assistência do SUS, além de orientações e dicas sobre em que momento a pessoa deve procurar ajuda, quais sinais podemos identificar de que a pessoa precisa de um auxílio, buscar uma ajuda psicológica ou psiquiátrica, de que algo não está bem”, informou a psicóloga do SAPSI, Ana Maria Batista.

PHOTO-2023-09-21-14-16-46.jpg

Psicóloga do SAPSI, Ana Maria Batista

Para ser atendido no SAPSI, o estudante deve entrar em contato por e-mail (), manifestando interesse no atendimento psicológico e deve anexar o comprovante de matrícula.

Ações do HU-UFPI

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai realizar de 22 a 30 de setembro o evento “Despertar para a prevenção do suicídio: estigmas, sofrimento, empatia e tratamento” em alusão à campanha Setembro Amarelo, mês de promoção da conscientização de prevenção ao suicídio.

Podem participar colaboradores, pacientes e acompanhantes do HU-UFPI/Ebserh e não será necessária inscrição prévia. Segundo os organizadores, o principal objetivo do evento é sensibilizar os públicos interno e externo do hospital a respeito da prevenção do suicídio.  As atividades ocorrem nos turnos da manhã e tarde, em vários locais do hospital, com treinamentos do protocolo de prevenção ao suicídio de pacientes internados, ações alusivas à prevenção do suicídio e palestras de sensibilização sobre o tema.

Relevância da Campanha

Segundo a APQ, o Brasil tem uma média de 38 suicídios por dia e os casos estão relacionados com doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente, e a maioria poderia ter sido evitada se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. Conforme o Centro de Valorização da Vida (CVV), o assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Para a APQ, todos devem atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. A APQ diz, ainda, que é importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. O CVV acrescenta que qualquer pessoa (física ou jurídica) pode participar do Movimento.

Saiba mais sobre a Campanha em:

*Com informações da APQ e CVV