Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio recebe alunos de Computação vitoriosos da 1ª fase da XXVIII Maratona de Programação

Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h07

COMPUTACAO.jpg

A reunião ocorreu no Salão Nobre da Reitoria

Reforçando o compromisso da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em engajar, bem como reconhecer a importância de projetos acadêmicos, na manhã desta terça-feira (19/9), o Reitor Gildásio Guedes recebeu estudantes e a professora Rosianni de Oliveira Cruz do Curso de Ciência da Computação para parabenizá-los pela conquista na 1ª fase da XXVIII Maratona de Programação, que aconteceu no IFPI Campus Teresina Central. Na oportunidade, os alunos solicitaram o apoio da Administração Superior para a participação na Final Nacional do evento, que acontecerá entre os dias 19 a 21 de outubro de 2023, em Chapecó-SC. O campeonato integra as atividades do concurso mais tradicional na referida área, realizado desde a década de 70, o International Collegiate Programming Contest.

No encontro, o Reitor Gildásio Guedes expressou a felicidade em ver a Universidade sendo a ponte mais uma vez para a promoção de conhecimento e qualificação de estudantes que já na graduação contribuem para a sociedade. “A nossa instituição, além de ser fonte de conhecimento, mantém seus esforços para incentivar o alunado em busca da pesquisa, extensão e mobilidade no âmbito nacional e internacional. A vitória de vocês significa uma importante conquista não só acadêmica, como também para a comunidade externa, parabéns a todos os envolvidos no evento, que representaram grandemente a nossa UFPI. Faremos o possível para poder impulsionar a iniciativa, bem como a participação de nossos alunos em um evento tão importante no âmbito acadêmico e social”, destacou.

COMPUTACAO-7_1.jpg

Reitor da UFPI ao lado da equipe vencedora e de orientadora da equipe

A equipe de estudantes da UFPI que saiu vitoriosa durante a 1° fase da XXVIII Maratona de Programação e leva o nome “Três caras numa moto” é composta pelos alunos Carlos Eduardo de Santana Bastos, Felipe Santiago Gama e Ryan Ferreira de Sousa. Durante essa primeira parte do evento, além do grupo vencedor, a UFPI conquistou ainda as outras três primeiras colocações, todos os projetos tiveram a orientação da professora Rosianni de Oliveira Cruz. A dinâmica da maratona consistia nos times trabalharem de forma coletiva para resolver a maior quantidade de problemas em menos tempo.

Além da equipe consagrada em 1° posição durante a edição deste ano, o time "Sommeliers do RU", composto pelos alunos da UFPI, Luis Enilton Luz Oliveira, Raffael Ferreira Fernandes e Paulo Henrique Rodrigues de Araújo receberam a medalha de prata pela competição em Teresina. Já a medalha de bronze ficou com o time "Hackstreet boys" composto pelos alunos também da instituição, Jacob Alexandre Rufino Leôncio Cavalcante de Araújo, José Emanuel Rego de Sousa e Lucas Gomes da Silva.

“A conquista dos nossos alunos ultrapassou as fronteiras do nosso estado, sendo de muita representatividade não só regional, como também de respaldo nacional”, assim descreveu com entusiasmo a vitória da equipe “Três caras numa moto”, a professora e técnica do grupo, Rosianni de Oliveira Cruz. De acordo com a docente, mais de 700 times competiram em âmbito nacional e apenas 65 destes avançaram para a fase nacional. “Eles vão estar entre os melhores times do Brasil, ressaltando assim a participação de nossa instituição no evento”, disse.

Não é a primeira vez que a UFPI participa da competição, ao longo das edições a instituição, por meio do alunado, tem avançado nas colocações, bem como mostrado o potencial dos estudantes da graduação no âmbito regional e nacional. Em 2022, a UFPI conquistou a 17° posição na final brasileira do evento, a melhor pontuação desde 2008. Este ano, a equipe  “Três caras numa moto” consagrou-se como a 1° colocada no Piauí e 30° posição na classificação do placar geral. Vale ressaltar que apenas 11 universidades do Brasil, das 65 selecionadas, conseguiram solucionar mais questões do que a equipe na 1ª fase da XXVIII Maratona de Programação.

“Esse ano, estávamos treinando toda semana desde abril, e nessa reta final aumentamos os treinos para conseguirmos uma vaga e assim representarmos a UFPI não só nessa 2° fase, mas também em uma colocação entre os 40° melhores da América Latina, que neste ano devem se reunir no México”, relatou com entusiasmo o integrante da equipe, Carlos Eduardo de Santana Bastos.

Com uma programação mundial, o International Collegiate Programming Contest classifica os times para as fases internacionais. O Brasil tem enviado representantes para o concurso desde o ano de 1996. Nesta edição, os melhores times representarão o país nas finais latinoamericanas da competição, que ocorrerá em março de 2024 em Guadalajara, México.