Documentário dirigido por professora da UFPI será lançado nesta quarta-feira (20)
Com direção da professora do Curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Áurea Pinheiro, será lançado nesta quarta-feira (20), às 19h, o documentário "Tambores e Batuques de Oeiras" no SESC Cajuína.
O documentário, codirigido por Cássia Moura e Fábio Lopes, foi produzido com apoio do projeto Sonora Brasil, iniciativa do Serviço Social do Comércio (SESC) Nacional, o qual busca na edição 2022/2023 valorizar a cultura Bantu e sua influência na história e cultura dos povo brasileiro, a nível nacional e local. Neste ano, o evento destaca as sonoridades africanas tradicionais e contemporâneas, estuda as migrações internas da população negra, seja a escrava, seja a liberta, seja a livre, e valoriza o patrimônio cultural presente nos sambas rurais, a exemplo das Congadas, a Lezeira, as Rodas de São Gonçalo, a Capoeira, Samba de Roda, dentre muitas outras presentes no Piauí.
A exibição do filme é uma ampliação do projeto Sonora Brasil, visto que sua matriz é a valorização de expressões culturais em forma de música. Desse modo, pretende-se que a leitura da inserção dos povos africanos, originários e descendentes, seja rica, ao passo que a influência cultural desses povos na construção da identidade piauiense e brasileira seja lida, ouvida, vista, sentida, vivenciada e celebrada.
Redes Sociais