Exposição está aberta ao público até o dia 30 de setembro
Desdobramento de pesquisa iniciada em 2004 pelo professor do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí, Ricardo Arraes, a exposição “Etnofotografia: Imagens e cultura do Oriente Médio”, que reúne 65 imagens, segue até o dia 30 de setembro na Galeria do Teresina Shopping. Vale mencionar ainda que sua pesquisa rendeu a publicação de dois livros e a produção de três documentários.
O trabalho de curadoria realizado pelo professor da UFPI selecionou imagens que abordam diversos aspectos da passagem de seis militares do Piauí, entre os anos de 1957 a 1967 na Palestina, onde ficou estacionada a força de paz da ONU. Elas retratam desde a dura realidade vivida pelos beduínos no deserto do Negev, a beleza das cidades do Oriente Médio e até os momentos de trabalho e diversão no fazer da missão.
Da esquerda para a direita: estão a acadêmica de História Mariana Lima, o veterano piauiense Oswaldo Oliveira, o professor Ricardo Arraes, e os estudantes Suzana Ferreira e Phablo Noleto
Na oportunidade, estiveram presentes estudantes do curso de História na condição de monitores e que também estudam a temática. Além de quatro militares remanescentes da missão e que participaram em momentos diversos durante a missão, assim como viúvas, filhos e netos daqueles militares falecidos.