Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NAU/UFPI visita bibliotecas para compor Grupo de Trabalho de Leitura Inclusiva
Início do conteúdo da página

NAU/UFPI visita bibliotecas para compor Grupo de Trabalho de Leitura Inclusiva

Imprimir
Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 15h29

nau6.jpg

Assistentes Sociais da UFPI durante visita a Biblioteca Estadual Des. Cromwell de Carvalho

As assistentes sociais do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí (NAU/UFPI), Rafaella Santiago e Thaís Guimarães, visitaram 07 bibliotecas públicas no período de 15 de agosto a 06 de setembro com objetivo de agregar novos parceiros para tecer a Rede de Leitura Inclusiva do Piauí, trocar experiências e vivências para fortalecer as instituições.

A Rede de Leitura Inclusiva é um projeto encabeçado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos que visa estreitar as relações entre professores, educadores, bibliotecários leitores, audiodescritores, tradutores e intérpretes de libras, organizações sociais etc. para disseminar a leitura inclusiva e acessível pelo Brasil e garantir o direito da pessoa com deficiência nas ações e políticas de livro e leitura. Nesse sentido, o GT da Rede de Leitura Inclusiva Piauí se reunirá nos dias 19 e 20 de setembro na Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castelo Branco com representante da Dorina Nowill São Paulo.

nau_4.jpg

Momento de visita a Biblioteca Municipal São João

No ensejo, cada Biblioteca recebeu o kit da coleção “Dorinha pelo Brasil: Inclusão sem barreiras” que contém cinco livros tinta-braille impressos; cinco CDs com audiodescrição referentes aos livros; um CD com os títulos audiolivros e marca páginas em braile. Além disso, foram orientados sobre os cursos gratuitos da Fundação Dorina Nowill e sobre o cadastro na Dorinateca que é uma biblioteca virtual da Fundação Dorina que disponibiliza para download, livros acessíveis para organizações promovam a leitura inclusiva. O acervo é composto por mais de 5.000 livros acessíveis nos formatos: Braille, Digital Acessível DAISY, MP3 e Fonte Ampliada. Assim, as pessoas com deficiência visual podem usufruir de material acessível através do acesso à internet.

Bibliotecas que foram visitadas: Biblioteca Municipal H. Dobal, Biblioteca Municipal São João, Biblioteca Municipal Abdias Neves, Biblioteca Municipal Fontes Ibiapina, Biblioteca Municipal da Costa e Silva, Biblioteca Estadual Desembargador Cromwell de Carvalho, Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Fim do conteúdo da página