Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes de Ciência da Computação conquistam a 1ª fase da XXVIII Maratona de Programação

Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2023, 16h40

tresCarasNumaMotoMedalha_.jpg

Equipe "Três caras numa moto" irá disputar a final nacional em Chapecó (SC)

Quatro times de estudantes do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistaram as quatro primeiras posições da 1ª fase da XXVIII Maratona de Programação, evento que aconteceu no dia 2 de setembro no IFPI Campus Teresina Central. Sob orientação da professora Rosianni de Oliveira Cruz, a equipe vencedora “Três caras numa moto”, composta pelos alunos Carlos Eduardo de Santana Bastos, Felipe Santiago Gama e Ryan Ferreira de Sousa, irá disputar a final brasileira entre os dias 19 e 21 de outubro na cidade de Chapecó (SC).

Segundo a professora Rosianni de Oliveira Cruz, a maratona auxilia os alunos a desenvolverem habilidades que melhoram a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de trabalhar sob pressão e o trabalho em equipe. “As quatro equipes da UFPI se saíram muito bem na 1ª fase da Maratona de Programação, em especial, o ‘Três caras numa moto', vencedor da sede de Teresina, com 8 problemas resolvidos. No Nordeste, a UFPI ocupou a 7ª posição, mas apenas 3 times resolveram mais problemas que o nosso time: um da UFC, com 10 problemas resolvidos, um da UFCG e outro da UFPE, ambos com 9 problemas. No Brasil, tivemos 726 times e a UFPI ocupou a 30ª posição, sendo que apenas 11 instituições tiveram times que solucionaram mais problemas que o ‘Três caras numa moto': 3 da região nordeste e 8 de outras regiões. Diante do bom desempenho do time na 1ª fase, a expectativa é que consigamos a classificação para representar o país na final latinoamericana”, afirmou.

XXVIII Maratona de Programação - A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação e está em sua 28ª edição. A Maratona faz parte do International Collegiate Programming Contest, o principal concurso de programação mundial, e classifica os times para as fases internacionais. Participam da Maratona estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação que formam times de três pessoas representando suas universidades. Cada time possui um técnico que pode ser o mesmo para todos os times de uma mesma instituição. Nas competições, cada time recebe uma prova e, usando um computador, desenvolvem programas para solucionar o maior número de problemas no menor tempo possível.

A Maratona de Programação possui duas fases principais, sendo que a primeira é classificatória para a segunda. Na 1ª fase, várias cidades brasileiras sediaram a Maratona e aplicam a mesma prova para todos os times. Os melhores times são selecionados para a final brasileira e esta classifica os times para a final latino-americana, uma nova etapa que surgiu este ano antes da final mundial. A final brasileira acontece em uma única cidade que recebe os melhores times das sedes do Brasil.

Por último, vale ressaltar os nomes e componentes das outras duas equipes da UFPI premiadas na 1ª fase. A medalha de prata foi para o time "Sommeliers do RU" composto pelos alunos Luis Enilton Luz Oliveira, Raffael Ferreira Fernandes e Paulo Henrique Rodrigues de Araujo. Já a medalha de bronze ficou com o time "Hackstreet boys" composto pelos alunos Jacob Alexandre Rufino Leôncio Cavalcante de Araújo, José Emanuel Rego de Sousa e Lucas Gomes da Silva. Todos os times mencionados possuem como técnica a professora Rosianni de Oliveira Cruz.

Confira mais fotos:

tresCarasNumaMoto.jpg