Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IX SEMEARES discute “Agroecologia: Sustentabilidade e Qualidade de Vida”; evento iniciou hoje (13)

Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 17h05

SEMEARES_2023-19.jpg

Abertura do IX SEMEARES ocorreu no Auditório do CTT/UFPI

O IX Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (SEMEARES) teve início hoje (13) e acontece até o dia 16 de setembro, com o tema “Agroecologia: Sustentabilidade e Qualidade de Vida”. O evento é em formato híbrido, com atividades presenciais realizadas no Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí (CTT/UFPI), e no último dia uma feira será realizada na Praça Rio Branco, centro da capital. Entre as ações que compõem a programação do seminário, estão o plantio de árvores, palestras, minicursos, oficinas, lançamentos de livros, além de uma mostra cultural e científica.

SEMEARES_2023-20.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Presente na solenidade de abertura, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou a importância de tratar sobre agroecologia e sustentabilidade. “Falar sobre agroecologia, é necessário para conhecer os nossos ecossistemas e preservar os recursos naturais. Desta forma, a nossa Universidade como espaço plural e democrático de discussão, entende como oportuna trazer esse importante tema para o âmbito da academia”, afirmou.

SEMEARES_2023-18.jpg

Diretor do CTT, Edinaldo Mousinho

O Diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Edinaldo Mousinho, comentou sobre o estímulo e apoio a eventos desta magnitude. “Enquanto gestão do CTT procuramos sempre incentivar os projetos e os eventos que acontecem aqui na escola. Especialmente na área do SEMEARES que envolve toda essa parte de sustentabilidade. Então é importante a gente trazer a sociedade para dentro da escola, para participar desse tipo de evento, e conscientizar as pessoas do uso sustentável dos recursos naturais. Portanto, é uma atividade de suma relevância e com certeza a nossa intenção é continuar apoiando esses eventos”, afirmou.

Além disso, a professora e organizadora do evento, Maria Majaci, abordou a necessidade de trazer a temática não só para a Universidade, mas também de apresentar para a geração que está se formando. “É interessante falar sobre algo que possa impactar a nossa vida, como é o caso dos problemas ambientais. A gente trabalha os problemas na perspectiva de resolvê-los para buscar ter uma melhor qualidade de vida. Nós trabalhamos no primeiro tema a educação ambiental na vida de todas as pessoas, inclusive dos nossos estudantes. Nós acreditamos que é na educação que ocorre a transformação, e não adianta se falar de educação sem ter a prática. É preciso que aquilo que seja discutido em sala de aula, e também nos eventos, seja colocado no nosso dia a dia”, apontou.

SEMEARES_2023-10.jpg

Estudante do Curso de Agropecuária, Vitor Rocha

Além dos professores, os alunos do CTT também estão auxiliando na organização do SEMEARES, como é o caso de Vitor Rocha, aluno do segundo ano do curso de Agropecuária que estava à frente da verificação dos inscritos que estão participando do evento: “É muito interessante participar do evento. Ganhamos bastante experiência e conhecimento, sem falar que o SEMEARES nos proporciona muita informação e é definitivamente enriquecedor ", contou ele.

Na oportunidade, também estiveram presentes a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Virgínia Muniz; o Diretor Administrativo da PRAD, Alberto Dias; e demais membros da comunidade acadêmica.

SEMEARES_2023-8.jpg

Momento do plantio de árvores do IX SEMEARES

O IX SEMEARES continua até o dia 16 de setembro e ainda há muitas atividades para participar. Veja a programação detalhada no site: https://www.even3.com.br/ixsemeares/

Confira mais fotos:

SEMEARES_2023-5.jpg