Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe suplementação de 21 bolsas do CNPq para programas institucionais de iniciação científica e tecnológica

Última atualização em Sexta, 08 de Setembro de 2023, 16h28

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) será contemplada com a suplementação de 21 bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo 16 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), 04 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e 01 para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

O aporte é resultado de decisão da Diretoria Executiva do CNPq, que deliberou pela suplementação de 3.000 bolsas para os Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica, sendo 1.000 para o PIBIC, 1.500 para o PIBIC-Af e 500 para o PIBITI. A distribuição destas bolsas entre as instituições foi realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelos Comitês de Julgamento dos Programas.

PHOTO-2023-09-08-14-19-36.jpg

Coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Maria de Sá Urtiga Aita

Segundo a coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Maria de Sá Urtiga Aita, a suplementação vai fortalecer as atividades de pesquisa que são fomentadas com bolsas na UFPI. “Recebemos esse aporte adicional como um reconhecimento do CNPq aos resultados alcançados pela nossa comunidade acadêmica nos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, bem como pelo esforço da instituição em equiparar os valores das bolsas UFPI aos valores pagos pelo CNPq, ocorrido neste ano”, frisou a coordenadora.

O PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) foi a modalidade que recebeu mais bolsas na UFPI, passando a contar agora com 30 bolsas no total. A coordenadora Keyla Urtiga destacou que o aumento é muito bem-vindo para os alunos beneficiários do PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af), porque “valoriza esses projetos de pesquisa e contribui para a permanência dos nossos estudantes participantes dessas ações. Enfim, é mais um reconhecimento de que as atividades de pesquisa são essenciais na busca de uma Universidade de excelência”, ressaltou.

PHOTO-2023-09-08-15-12-02.jpg

Professor Jairo de Carvalho Guimarães do CAFS tem projeto contemplado com suplementação de bolsa PIBC Af

O professor Jairo de Carvalho Guimarães foi um dos pesquisadores beneficiados pelo novo aporte de bolsas. Docente do curso de Administração do Campus Almílcar Ferreira Sobral em Floriano, ele coordena o projeto “Revisão sistemática da literatura sobre empreendedorismo afrodescendente (2010 a 2022)” e recebeu a notícia da suplementação de bolsas do PIBIC-Af com muita alegria. “Primeiro, porque a medida representa uma responsabilidade ainda maior na condução da pesquisa no âmbito da UFPI; segundo, porque evidencia o interesse do Governo Federal e da UFPI na condução de políticas públicas voltadas para a difusão do conhecimento acadêmico, conduzido por pesquisadores e discentes, contribuindo não apenas para o avanço da ciência no espaço da universidade, mas, também, para o estímulo aos estudante, cujo apoio reforça o aprendizado em nível de graduação e amplia as possibilidades de uma ciência propositiva e socialmente inclusiva”, destacou.

Para o professor Jozivan Guedes, do Departamento de Filosofia do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, também contemplado com bolsa PIBIC Af, os benefícios das bolsas são representativos. "As bolsas de iniciação científica para as ações afirmativas na UFPI são de fundamental importância para o fomento e para a realização de pesquisas voltadas para os temas concernentes em especial para a inclusão social e para o enfrentamento do racismo e da violência de gênero. Nesse sentido, é um programa vital para o fortalecimento da própria democracia inclusiva e plural, pautada no respeito à diversidade e no exercício da alteridade", destacou.

PHOTO-2023-09-08-15-52-40.jpg

Professora Luísa Helena Lima do CSHNB coordena projeto também contemplado com bolsa PIBIC Af

Também contemplada com bolsa PIBIC AF no novo aporte, a professora Luísa Helena Lima, do curso de Enfermagem do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos, destacou que a bolsa vai proporcionar a participação da aluna cotista no projeto “Efetividade de um protocolo de intervenções nutricionais para o manejo da obesidade infantil no âmbito da Atenção Primária à Saúde”, coordenado por ela. “Sem a bolsa, sua participação ficaria comprometida, pois a mesma precisa do recurso financeiro para se manter. Além disso, vai proporcionar à aluna o contato com o mundo da pesquisa, o que lhe abrirá muitas possibilidades profissionais”, frisou.

Saiba mais sobre os programas institucionais de iniciação científica e tecnológica na página: https://ufpi.br/iniciacao-cientifica-e-tecnologica-propesqi