Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Primeira turma do Curso de Medicina Veterinária da UFPI celebra 40 anos de formatura

Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 14h53

9e78b15b-75c3-471c-a468-d365f86da016.jpgPrimeira turma de Medicina Veterinaria completa 40 anos de formação

A primeira turma do curso de Medicina Veterinária do campus de Teresina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) comemorou um marco significativo de quatro décadas desde sua formação. Na celebração, ex-alunos que se formaram em dezembro de 1982 se reuniram para relembrar sua jornada acadêmica e profissional. O reitor da UFPI, Gildásio Guedes também prestigiou a celebração.

c64888a2-207d-4ef4-9e77-b7de5841bbe3.jpg

Essa turma pioneira era composta por 40 alunos que deram início ao Curso de Graduação em Medicina Veterinária. O curso teve início em 1978, após o primeiro concurso vestibular realizado de 08 a 11 de janeiro de 1978, e as atividades acadêmicas começaram em 16 de março do mesmo ano. Incluindo graduados de diversas cidades, como Teresina, Isaías Coelho, Piripiri, Socorro do Piauí, Bom Jesus e Amarante. Essa turma foi nomeada em homenagem ao Prof. Antônio Manoel Gaioso Almendra Castelo Branco Filho e teve o governador do Piauí, Dr. Hugo Napoleão do Rego Monteiro, como paraninfo e o Prof. Dr. Francisco Solano Feitosa Junior como patrono.

grandesanimaisss.jpg
Rosvaldo Duarte, médico veterináraio da UFPI - Foto: Arquivo SCS

O egresso da turma Rosvaldo Duarte, formado na primeira turma e que hoje trabalha como Médico Veterinario na UFPI, destacou que a Universidade possibilitou trilhar este caminho, onde o CCA e a Medicina Veterinária da UFPI foram pioneiros nestes 40 anos, sendo o primeiro curso implantar e a formar mestres, doutores e pós doutores no estado. “Podemos dizer que nós somos vitoriosos, tanto nas nossas vidas pessoais, bem como nas nossas vidas profissionais, onde participamos de atividades que, de maneira direta ou indireta, puderam melhorar a vida de milhares de pessoas e, principalmente, pudemos servir de espelho para um número muito grande de colegas que vieram depois de nós”, disse.

A celebração não apenas homenageou o passado, mas também refletiu sobre a importância da formação oferecida pela UFPI na área da Medicina Veterinária, destacando os impactos positivos que os profissionais formados pela universidade têm gerado ao longo das décadas. A primeira turma graduada em Medicina Veterinária pela UFPI colou grau em julho de 1983, dando início a história do curso na instituição.