Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI prestigia lançamento do livro “Ecossistema de Inovação na Área da Educação Física”

Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 09h01

IMG_0046.jpg

Da esquerda para a direita: o organizador do livro, professor João Gustavo Claudino; e o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, participou do lançamento do livro “Ecossistema de Inovação na Área da Educação Física”, organizado pelo professor João Gustavo Claudino, do curso de Educação Física da UFPI. O evento aconteceu no espaço S no Teresina Shopping.

IMG_8944.jpg

Reitor Gildásio Guedes durante explanação de capítulo produzido para a obra

Gildásio Guedes contribuiu como coautor do livro ao escrever o capítulo "A importância da visão de ecossistema para a pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na área de Educação Física e Esporte no Brasil". Na oportunidade, usou do espaço para destacar a valorização do empreendedorismo e de obras que abordam o assunto.

“A UFPI acredita no empreendedorismo em qualquer área, pois ele é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Piauí. A UFPI, como produtora e difusora de conhecimento, tem como obrigação valorizar as pesquisas e promover a interação entre a academia, o setor produtivo e o poder público”, afirmou.

O reitor também destacou o apoio da UFPI ao Departamento de Educação Física, citando como exemplos o lançamento do livro, a criação de um curso de mestrado em Ciências do Movimento e o investimento em infraestrutura esportiva. “A Educação Física tem sido olhada por nossa Administração com muito carinho e atenção. O resultado disso aparece no desempenho dos nossos estudantes e professores”, pontuou.

IMG_8900.jpg

Professor do Curso de Educação Física da UFPI, João Gustavo Claudino

A obra, organizada pelo professor João Gustavo Claudino, docente do curso de Educação Física da UFPI, reúne 20 artigos de pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Os textos abordam temas como políticas públicas, empreendedorismo, tecnologia e gestão de pessoas no setor esportivo.

O professor Claudino destacou que o livro é uma importante contribuição para a discussão sobre o desenvolvimento do esporte no Piauí. “O lançamento do nosso livro tem uma chance muito grande de gerar frutos principalmente no estado do Piauí, visto que aqui a gente já tem empreendimentos que atuam no ecossistema esportivo. Faz toda a diferença a Universidade estar inserida nesse ecossistema, junto com as empresas e o governo”, disse.

Claudino citou como exemplo o desenvolvimento de empresas piauienses que fabricam bicicletas e ressaltou que o Piauí tem um grande potencial para o desenvolvimento do esporte.

“Essas empresas são daqui do nosso estado. Então, fazendo essa interação entre essas empresas, a Universidade, o governo, temos questões de mobilidade, temos a questão da prática de atividade física. O Piauí tem um grande potencial, há empresas que já atuam em nível nacional e que estão se aproximando da UFPI. A partir delas, a gente pode fazer as coisas acontecerem de forma bem mais efetiva”, reiterou.

IMG_8932.jpg

Exemplares do livro: “Ecossistema de Inovação na Área da Educação Física”

A obra leva o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí, representando o diretor da Editora, professor Cléber de Deus, o reitor Gildásio Guedes ressaltou que a EDUFPI é peça fundamental na disseminação de cultura e conhecimento produzidos na universidade pelo corpo acadêmico. “A EDUFPI é um importante instrumento de divulgação da produção acadêmica da UFPI e de outras instituições de ensino superior do estado. Fico contente em ver que uma obra produzida pela nossa editora ultrapassou os muros da universidade e agora está disponível para toda a sociedade, principalmente para os que hoje estão presente no lançamento”, concluiu.

Confira mais fotos:

IMG_8921_copy.jpg