Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião celebra aprovação do mestrado em Ciências do Movimento na UFPI

Reunião celebra aprovação do mestrado em Ciências do Movimento na UFPI

Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 17h45

DSC_0001_2.jpg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta sexta-feira (01), data que se comemora o Dia do Educador Físico, aconteceu a reunião para celebrar e discutir a aprovação do Mestrado em Ciências do Movimento (PPGCM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As aulas estão previstas para iniciar no próximo semestre letivo.

Participaram da reunião o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor, Viriato Campelo; a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante; a Vice-Diretora do CCS, Carla Leite; a Diretora do CEAD, LÍvia Nery; a Chefe de Departamento do curso de Educação Física, Dionis Machado, e os professores do departamento de Educação Física e Fisiologia, Sérgio Galan, Paula Parmezzani, Marcos Antonio Pereira e Ahecio Kleber Araújo.

O mestrado em Ciências do Movimento faz parte de área inédita no estado do Piauí e pode atender a profissionais envolvidos com a ciência do movimento, como médicos do esporte, educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisiologistas e profissionais que tenham interesse em se especializar e se tornarem mestres na área de Ciência do Movimento.

DSC_0165.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes destacou a importância do Programa para a formação de profissionais e o crescimento da Instituição. “Temos uma alta demanda de profissionais que querem se qualificar nessa área que até então não tinha nenhum programa de pós-graduação no estado do Piauí. Essa abertura vai beneficiar uma melhor formação desses profissionais e marcar a evolução da Instituição”, destacou.

O Vice-Reitor, Viriato Campelo, celebrou a aprovação do Mestrado e o fato do CCS agora possuir 12 programas de pós-graduação. “Essa aprovação do Programa foi uma vitória para a Universidade que não tinha um programa voltado para essa área de atuação. Nesse sentido, o Departamento de Educação Física tentava há mais de 14 anos aprovar esse mestrado. Então, estamos muito felizes com a conquista”, disse.

DSC_0004_1.jpg

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, comentou que a aprovação do novo PPG contribui não só com a formação de profissionais, mas também quanto à produção de pesquisa. “É um anseio da área e de toda a UFPI, será uma contribuição muito grande da Instituição para a melhor qualificação em nível de mestrado dos profissionais e dos futuros docentes da Educação Física e áreas afins de conhecimento”, frisou.

DSC_0159_copy.jpg

Chefe de Departamento do curso de Educação Física, Dionis Machado

Para a Chefe de Departamento do curso de Educação Física, Dionis Machado, o momento é recebido com grande responsabilidade, contando com o apoio do corpo acadêmico para a consolidação do programa. “O Departamento de Educação Física da UFPI se sente grato com todo o esforço e empenho da Administração Superior da UFPI e da Direção do CCS que contribuíram com o alcance desta vitória”, frisou.

DSC_0158.jpg

Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante

De acordo com o Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante, a perspectiva é que a aprovação de um mestrado nessa área, com a marca da Universidade Federal do Piauí, logo evolua para a conquista do doutorado. “Almejamos colaborar fortemente na área de pesquisa de Ciências do Movimento. É uma grande entrega que a universidade faz para a comunidade piauiense, uma vez que os profissionais passam a ter um preparo técnico maior, uma visão mais sistêmica e abrangente para fazer a diferença na sociedade” disse.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (PPGCM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é o primeiro destinado à área de educação física na Instituição. O PPG atende ao anseio dos profissionais da área e do Departamento de Educação Física (DEF), que há mais de 14 anos tentava aprovar um mestrado na área. A aprovação do PPG foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na terça-feira, 29 de agosto.

O PPG vai contribuir para a formação de grupos de estudos avançados na área, com abordagem técnico-científica integrada para as questões relacionadas à atividade física, saúde e desempenho humano em diferentes populações e contextos. A proposta está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPI, que investiu na contratação de professores com perfil e produção científica para integrarem e contribuírem com o Programa.

DSC_0169.JPG

Área de concentração do PPGCM

Biodinâmica do Movimento Humano (Estudo e produção do conhecimento científico relacionados ao desempenho humano, bem como a prevenção e tratamento de doenças crônicas, a partir da perspectiva das respostas e adaptações orgânicas provenientes das diferentes práticas possibilitadas pelas Ciências do Movimento Humano).

Linhas de pesquisa

Desempenho Físico e Esportivo (Monitoramento fisiológico de atletas de alto rendimento; efeitos agudos e crônicos do treinamento físico associados à suplementação nutricional em diferentes populações);

Atividade física, saúde e doença (Avaliação da capacidade funcional, prática habitual de atividade física e comportamento sedentário em populações saudáveis e doentes; Efeitos do exercício físico no tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis).