Reunião celebra aprovação do mestrado em Ciências do Movimento na UFPI

DSC_0001_2.jpg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta sexta-feira (01), data que se comemora o Dia do Educador Físico, aconteceu a reunião para celebrar e discutir a aprovação do Mestrado em Ciências do Movimento (PPGCM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As aulas estão previstas para iniciar no próximo semestre letivo.

Participaram da reunião o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor, Viriato Campelo; a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante; a Vice-Diretora do CCS, Carla Leite; a Diretora do CEAD, LÍvia Nery; a Chefe de Departamento do curso de Educação Física, Dionis Machado, e os professores do departamento de Educação Física e Fisiologia, Sérgio Galan, Paula Parmezzani, Marcos Antonio Pereira e Ahecio Kleber Araújo.

O mestrado em Ciências do Movimento faz parte de área inédita no estado do Piauí e pode atender a profissionais envolvidos com a ciência do movimento, como médicos do esporte, educadores físicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisiologistas e profissionais que tenham interesse em se especializar e se tornarem mestres na área de Ciência do Movimento.

DSC_0165.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes destacou a importância do Programa para a formação de profissionais e o crescimento da Instituição. “Temos uma alta demanda de profissionais que querem se qualificar nessa área que até então não tinha nenhum programa de pós-graduação no estado do Piauí. Essa abertura vai beneficiar uma melhor formação desses profissionais e marcar a evolução da Instituição”, destacou.

O Vice-Reitor, Viriato Campelo, celebrou a aprovação do Mestrado e o fato do CCS agora possuir 12 programas de pós-graduação. “Essa aprovação do Programa foi uma vitória para a Universidade que não tinha um programa voltado para essa área de atuação. Nesse sentido, o Departamento de Educação Física tentava há mais de 14 anos aprovar esse mestrado. Então, estamos muito felizes com a conquista”, disse.

DSC_0004_1.jpg

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, comentou que a aprovação do novo PPG contribui não só com a formação de profissionais, mas também quanto à produção de pesquisa. “É um anseio da área e de toda a UFPI, será uma contribuição muito grande da Instituição para a melhor qualificação em nível de mestrado dos profissionais e dos futuros docentes da Educação Física e áreas afins de conhecimento”, frisou.

DSC_0159_copy.jpg

Chefe de Departamento do curso de Educação Física, Dionis Machado

Para a Chefe de Departamento do curso de Educação Física, Dionis Machado, o momento é recebido com grande responsabilidade, contando com o apoio do corpo acadêmico para a consolidação do programa. “O Departamento de Educação Física da UFPI se sente grato com todo o esforço e empenho da Administração Superior da UFPI e da Direção do CCS que contribuíram com o alcance desta vitória”, frisou.

DSC_0158.jpg

Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante

De acordo com o Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante, a perspectiva é que a aprovação de um mestrado nessa área, com a marca da Universidade Federal do Piauí, logo evolua para a conquista do doutorado. “Almejamos colaborar fortemente na área de pesquisa de Ciências do Movimento. É uma grande entrega que a universidade faz para a comunidade piauiense, uma vez que os profissionais passam a ter um preparo técnico maior, uma visão mais sistêmica e abrangente para fazer a diferença na sociedade” disse.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (PPGCM) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é o primeiro destinado à área de educação física na Instituição. O PPG atende ao anseio dos profissionais da área e do Departamento de Educação Física (DEF), que há mais de 14 anos tentava aprovar um mestrado na área. A aprovação do PPG foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na terça-feira, 29 de agosto.

O PPG vai contribuir para a formação de grupos de estudos avançados na área, com abordagem técnico-científica integrada para as questões relacionadas à atividade física, saúde e desempenho humano em diferentes populações e contextos. A proposta está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPI, que investiu na contratação de professores com perfil e produção científica para integrarem e contribuírem com o Programa.

DSC_0169.JPG

Área de concentração do PPGCM

Biodinâmica do Movimento Humano (Estudo e produção do conhecimento científico relacionados ao desempenho humano, bem como a prevenção e tratamento de doenças crônicas, a partir da perspectiva das respostas e adaptações orgânicas provenientes das diferentes práticas possibilitadas pelas Ciências do Movimento Humano).

Linhas de pesquisa

Desempenho Físico e Esportivo (Monitoramento fisiológico de atletas de alto rendimento; efeitos agudos e crônicos do treinamento físico associados à suplementação nutricional em diferentes populações);

Atividade física, saúde e doença (Avaliação da capacidade funcional, prática habitual de atividade física e comportamento sedentário em populações saudáveis e doentes; Efeitos do exercício físico no tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis).