O professor Me. Leonardo Sousa Carvalho da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vinculado ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Amílcar Ferreira Sobral (Floriano), publicou três capítulos no livro "Artrópodes do Semiárido". Os capítulos escritos tratam de três grupos de aracnídeos: aranhas, escorpiões e opiliões.
Segundo Leonardo, os capítulos apresentam, pela primeira vez, uma lista de espécies destes organismos para a Caatinga, ilustrando a distribuição conhecida nesse Bioma, exclusivamente, brasileiro. Ao todo foram listadas 271 espécies de aranhas, 28 espécies de escorpiões e 24 espécies de opiliões na Caatinga.
Livro "Antrópodes do Seminárido"
O livro é uma iniciativa do Programa de Pesquisa em Biodiversidade do Semiárido, financiado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os resultados apresentados pela publicação, em sua grande maioria, são novos para o semiárido, fornecendo um panorama da diversidade no nível de espécies.
A publicação foi editorada pelo Prof. Dr. Freddy Ruben Bravo Quijano (UEFS, Feira de Santana-BA) e pelo Prof. Dr. Adolfo Calor (UFBA, Salvador-BA).