Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Implantada internet institucional na Fazenda Alvorada do Gurguéia em Bom Jesus

Implantada internet institucional na Fazenda Alvorada do Gurguéia em Bom Jesus

Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 16h28

ac954869-c410-45fc-bc0a-7bd91a657aab_copy.jpg

Vista aérea da Fazenda Alvorada do Gurguéia (FEAG). Foto: Arquivo CPCE/UFPI

A Fazenda Alvorada do Gurguéia (FEAG), órgão complementar do Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI), em Bom Jesus, passou a contar com internet institucional. A FEAG foi fundada em 2011 e não havia cobertura de internet no local, o que dificultava a realização de diversas ações.

DSC_0089_copy_copy.jpg

Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Segundo o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales, com a implantação, a gestão superior da UFPI atende a demanda de mais de doze anos das comunidades universitária e externa. “Nossos professores, servidores técnicos e pesquisadores terão acesso a rede mundial de computadores, o que possibilita acesso a artigos e trabalhos científicos, fundamentais para constituir como espaço de formação e produção de conhecimento”, afirmou.

WhatsApp_Image_2022-05-19_at_21.28.47_copy.jpeg

Diretor do CPCE/UFPI, professor Everaldo Silva. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Alocada no prédio dos estudantes, a internet tem cobertura de 200 metros. O diretor do CPCE, Everaldo Silva, informou que já está sendo viabilizada a distribuição para os galpões de máquinas, sala de aula, laboratório e casa docente. “Os ganhos são imensuráveis, porque comunicação é tudo. Vai viabilizar melhorias gigantes para todos os usuários da Fazenda, pois, será possível ministrar uma aula de melhor qualidade, trabalhar melhor dados de pesquisa, participar de reuniões remotas”, celebrou.

Na FEAG, são desenvolvidas ações para todos os cursos do Campus, que serão potencializadas com a internet de qualidade. Atualmente, mais de 20 professores atuam no local, que recebe, em média, 45 alunos para atividades todos os sábados. Somente este ano, já foram feitas mais de 700 visitas de estudantes de escolas da região e de produtores agropecuários. Além disso, teses são desenvolvidas inteiramente na Fazenda.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_12.10.35.jpeg

Professor Gustavo Pereira. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Diretor da FEAG entre abril de 2021 a maio de 2023, o professor Gustavo Pereira, frisou que a falta de internet causou muitos prejuízos, como a dificuldade de comunicação, tão necessária para o bom andamento de todas as atividades. Outro problema era a inconveniência para docentes e discentes realizarem seus trabalhos na Fazenda, uma vez que não era possível trocar informações com outros pesquisadores, realizar bancas e pesquisas bibliográficas. O acesso à internet mais próximo era na cidade de Alvorada, distante 15 km da Fazenda, o outro meio era via dados móveis, que são precários na região.

“Associada à fantástica estrutura que a fazenda possui, como alojamentos climatizados, sala de aula, laboratório, estação meteorológica automática do INMET e experimentos de campo, a chegada da internet dará um salto em quantidade e qualidade de frequência e trabalhos científicos, gerando ainda mais trabalhos inéditos para a região”, celebrou o professor Gustavo.

Saiba mais sobre a FEAG na página: https://ufpi.br/fazenda-escola