A Superintendência de Recursos Humanos da UFPI (SRH), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da UFPI (SINTUFPI), realizou na manhã desta quinta-feira (31/8) o Hiperdia de combate ao colesterol. A ação, que contou com a participação de um plano de saúde corporativo e da sala de vacinas do Colégio Técnico de Teresina, faz parte do calendário de atividades voltado para a qualidade de vida do servidor. Na oportunidade, foram oferecidos serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional e atualização do calendário vacinal.
Líbia Mafra, assistente social da SRH em ação do Hiperdia
Agosto é considerado o mês de referência no combate ao colesterol alto. Portanto, a escolha da data visa conscientizar os servidores técnico-administrativos, professores e colaboradores terceirizados sobre a importância da prevenção de determinadas doenças. A assistente social da SRH, Líbia Mafra, celebrou a iniciativa, por trazer à comunidade universitária serviços de saúde tão importantes. “Ao longo do ano, desenvolvemos várias ações, boa parte delas voltadas para saúde do servidor, pensando sempre na qualidade de vida”, ressaltou.
Carlos Alberto Rodrigues, enfermeiro do SESMT
Um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares é o colesterol alto, principalmente o considerado “ruim”, pois pode se depositar nas artérias, aumentando o risco de obstrução. O enfermeiro do Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho da UFPI (SESMT), Carlos Alberto Rodrigues, pontuou a importância da iniciativa para alertar os servidores. “É preciso que as pessoas trabalhem esse controle do colesterol, reduzam a ingestão de gorduras trans, pratiquem atividade física, evitem o tabagismo, entre outros fatores de risco”, explicou.
Rafael Leal, servidor da PREUNI, aproveitou o Hiperdia
Todas essas medidas fazem parte da política de saúde do trabalhador. O engenheiro civil, servidor técnico da Prefeitura Universitária, Rafael Leal, aproveitou o Hiperdia para atualizar o calendário vacinal. Para ele, esse tipo de serviço é ainda mais oportuno para o público masculino. “Geralmente os homens não têm o costume de se cuidar, então esses atendimentos vindo à universidade, são interessantes para quem busca qualidade de vida”, afirmou.
Confira mais fotos: