Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do Campus de Picos aplicam projeto de energia solar fotovoltaica em escola pública

Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 10h33

Apresentação do projeto de energia solar em quadra de escola

Foi realizado no dia 25 de agosto, mais uma ação do Projeto de Energia Solar Fotovoltaica intitulado “Sistema Fotovoltaico de Bombeamento para irrigação em horta como proposta de Ensino de Física”. O projeto tem por finalidade trabalhar o uso da energia solar em Sistema Fotovoltaico de Bombeamento (SFB) para irrigação em horta comunitária, através de maquetes, pensadas, arquitetadas e construídas pelos alunos do curso LEDOC/Ciências da Natureza do Programa Residência Pedagógica e do Tempo Comunidade da disciplina de Física na UFPI/PICOS. Tem como objetivo contribuir para o ensino de Física e difundir o conhecimento sobre energia solar na região de Picos (PI), principalmente nas escolas do campo e no contexto do Programa Residência Pedagógica.

1_2.jpg

Estudantes da UFPI apresentam palestra a alunos da Escola Normal Oficial de Picos

Nessa etapa, foi a vez da Escola Normal Oficial de Picos receber o projeto. A execução se deu com palestra proferida pela residente Livia de Moura Pio do Programa Residência Pedagógica do Curso LEDOC/Ciências da Natureza, com a exposição sobre energia solar fotovoltaica dando ênfase ao Sistema Fotovoltaico de Bombeamento (SFB). Na sequência foi entregue folder didático para os alunos da Escola Normal Oficial de Picos que assistiram a palestra e uma lembrança com bombons para os alunos. Após esse primeiro momento, os alunos foram direcionados para a quadra esportiva para montagem e apresentação de maquete didática do Sistema Fotovoltaico de Bombeamento apresentada pelas alunas Lívia de Moura Pio e Kamila Fernanda A. Gonçalves.

O grupo foi orientado pelos professores Fábio Soares da Paz (professor de Física da LEDOC e docente orientador do PRP) e pelo professor Bruno Rêgo de Carvalho (preceptor do PRP e professor de Física da Escola). O projeto teve total apoio e parceria da coordenação e direção da Escola Normal Oficial de Picos, na pessoa do Diretor Prof. Josimar Elpídio de Brito e da Coordenadora Profa. Ivane Araújo, que se fizeram presentes na apresentação do projeto.

a_copy_copy.png