Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Educação a Distância em destaque: UFPI marca presença no Seminário Nacional da UniRede

Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 17h09

68f78d07-630e-4ca5-8bed-c118676c9a79.jpgFórum dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB)

A Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Profa. Lívia Nery, participou do Seminário Nacional da UniRede e do Fórum dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ocorreu de 23 a 25 de agosto de 2023. Os eventos aconteceram no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), localizado em Brasília (DF).

O Seminário Nacional da UniRede 2023 foi promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede) em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Diretoria de Educação a Distância da CAPES. O evento teve como temática: Desafios na oferta de uma educação a distância pública e de qualidade em contextos de transformação digital, e seu objetivo foi promover, incentivar, divulgar e proporcionar discussões sobre a Educação no Brasil com ênfase no ensino híbrido ou mediado pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) e nas modalidades e práticas de Educação Aberta e a Distância.

841880a9-0f82-4964-9413-1a2fc071c217.jpgDiretora do CEAD, Profa. Lívia Nery

A profa. Lívia Nery destacou alguns pontos do encontro e salientou a importância de participar de discussões sobre políticas públicas que impulsionam o desenvolvimento da educação no País. “Todas as secretarias do MEC apresentaram suas análises a representantes da educação a distância; o Inep esteve presente falando sobre os processos de avaliação dos cursos; e a CAPES apresentando seus programas de ensino médio junto à SETEC. Então, essa foi uma discussão muito profícua que vai elevar a qualidade dessa educação pública na modalidade de educação a distância”, disse.

Durante a reunião, o fórum de coordenadores da OAB foi restabelecido a partir da nova gestão da CAPES. Esse fórum delibera e discute esses processos de formação a distância dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil. Na ocasião também foram dadas informações institucionais da CAPES para os gestores dos programas nas universidades.

Ao mesmo tempo, a Associação Universidade em Rede (UniRede) fez o encontro nacional em que foram discutidas educação a distância em tempos de transformação digital com todas as parcerias no MEC e na CAPES.

Além dos debates de cada regionalidade, o Seminário Nacional de Educação a Distância – Edição de 2023 lançou a Campanha Global de Advocacy do International Council for Open and Distance Education (ICDE), construída a partir de um plano de trabalho elaborado de forma colaborativa pelas instituições que estão associadas a Associação Universidade (UniRede), onde foram abordadas quatro linhas de estudos: Qualidade e Regulação da EaD; Formação e Competências Digitais no contexto educativo; Processos de Inclusão e Acessibilidade Digital; e Transformação Digital (com foco na Inteligência Artificial),