Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 2º UFPI Fashion Day leva Moda, Arte e Empreendedorismo ao público

2º UFPI Fashion Day leva Moda, Arte e Empreendedorismo ao público

Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 17h22

WhatsApp_Image_2023-08-28_at_16.34.10.jpeg

Evento ocorreu no Prédio de Moda da UFPI

A 2ª edição do UFPI Fashion Day, com o tema “Moda, Arte e Empreendedorismo”, aconteceu na sexta-feira (25/8), no prédio de Moda da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Organizado pelos alunos do curso de Moda, Design e Estilismo, o evento contou com uma programação completa, das 14:00 às 21h, com palestras, workshops, música ao vivo, feira de brechós, exposição de arte e o tão aguardado desfile de moda, com peças autorais de vários discentes.

“Esse evento está cheio de muita arte, criatividade e estímulos para o empreendedorismo. Todos os alunos estão de parabéns!”, elogiou o Pró-Reitor de Planejamento, professor Luís Carlos Sales.

WhatsApp_Image_2023-08-28_at_17.07.58.jpeg

Coordenadora do curso de Moda, Gizela Falcão

Para a Coordenadora do curso de Moda, Gizela Falcão, o evento é de grande importância pois mostra o que os alunos têm a oferecer não só para a comunidade acadêmica, mas também como pretendem se estabelecer no mercado de trabalho. “Minha gestão na coordenação do curso de Moda, Design e Estilismo tem como um dos objetivos incentivar e apoiar o empreendedorismo dos professores e alunos para que cada vez mais o nome da UFPI seja conhecido além do Piauí. Com este objetivo, sou Curadora do Piauilismo, que neste ano completou 15 anos, sendo um evento pioneiro que rende frutos, entre eles o UFPI Fashion Day. A ação é resultado da junção de três disciplinas: Gestão 1, Gestão 2 e Marketing”, afirmou.

fashion_day_2023-13.jpg

Palestras, workshops, música ao vivo, feira de brechós, exposição de arte rechearam o UFPI Fashion Day

No espaço da feira de moda, o público conheceu novos pequenos empreendedores, ao lado de seus brechós. Já as palestras foram voltadas, especialmente, para o marketing no âmbito da moda, com profissionais atuantes no setor.

fashion_day_2023-41.jpg

Digital influencer, Gabi Pinho

Uma das palestrantes do evento, a digital influencer, Gabi Pinho, relatou da troca de experiência com o público. “Eu já fui estudante e sei da importância de você poder conhecer um pouco mais sobre as pessoas que já trilharam caminhos, a dividir, que você admira. Vim aqui para compartilhar a minha experiência profissional, e o que se nota é que pós-pandemia o mercado de moda está aquecido, expandindo cada vez mais. Aproveito para passar uma dica para todos os estudantes: valorizar a importância do network e colocar isso em prática, entender a relação de pessoas e histórias que criam conexões e aproveitar tudo o que a universidade tem a oferecer”, declarou.

fashion_day_2023-6.jpg

Professor do Curso de Moda, Alex Állen

O professor, e um dos organizadores do evento, Alex Állen comenta que os alunos estão experienciando toda a questão teórica da sala de aula aplicada na prática. “A maioria deles desenvolveram peças para apresentar no fim do evento, a parte mais esperada, o desfile final”, disse.

fashion_day_2023-7.jpg

Estudante do Curso de Moda, Rebeca Chagas

Para a estudante Rebeca Chagas, o momento simboliza o resultado da canalização de esforços para a realização do UFPI Fashion Day. “Esse é o momento que a gente teve que se jogar, ir atrás de oportunidades, de patrocínios. Tudo foi pensado para trazer essa personalização para o evento, que realmente fosse uma junção da moda, arte e empreendedorismo, para promover tudo isso que aconteceu e destacar o curso de moda dentro da UFPI”, pontuou.

fashion_day_2023-10_copy.jpg

Estudante do Curso de Moda, Bárbara Liz de Carvalho

Ao abordar o processo de criação das peças, a estudante Bárbara Liz de Carvalho fala sobre o envolvimento e produção dos alunos. “Uma peça minha vai estar no desfile. A ideia desse colete surgiu durante um trabalho da matéria de eco design, ministrada pela professora Célia, meu grupo reinterpretar a lenda da ‘Num se pode’, a gente faz um passeio, representamos a história na peça tanto com as cores escuras e com o desenho do céu estrelado e os arabescos dos lampiões, porque a mulher da lenda era conhecida por aparecer na Praça Saraiva. Nós produzimos cultura, conhecimento acadêmico e estamos aqui para poder mostrar isso”, acrescentou.

Para finalizar com chave de ouro, o desfile apresentou coleções com propostas diversas e autênticas. O momento contou com música ao vivo.

Confira mais fotos:

fashion_day_2023-15.jpg