Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mostra “Sentidos”, que celebra obra de Professora da UFPI, segue aberta até 9 de setembro

Última atualização em Segunda, 28 de Agosto de 2023, 17h23

WhatsApp_Image_2023-08-28_at_14.05.00.jpeg

Exposição é dedicada a professora Yolanda Carvalho

Intitulada “Sentidos”, com curadoria da mestranda Brenda Vieira e supervisão/orientação da Profª Áurea Pinheiro, a mostra explora a vida e obra da artista plástica e xylogravurista piauiense, professora Yolanda Carvalho, do Departamento de Artes da Universidade Federal do Piauí. A exposição estará aberta ao público até o dia 9 de setembro de 2023, com horários de visitação das 9h às 12h e das 15h às 18h, de segunda a sábado. O local da exposição é a Galeria Terra Siena, localizada no Bairro de Fátima, Teresina.

A exposição é uma iniciativa da UFPI e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A mostra também é resultado de acordo de capacitação entre o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí e a UFPI.

A “Exposição Sentidos” adota tecnologias assistivas para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Com legendas ampliadas e em braille, audiodescrição das obras e disponibilização das matrizes originais de xilogravura de madeira cedro em relevo, os visitantes têm a oportunidade de apreciar as obras por meio de sensações táteis. Os mediadores da exposição também se esforçam para receber público com outras necessidades, incluindo pessoas surdas, autistas e com síndrome de Down.

Um destaque notável da exposição é a ênfase no protagonismo feminino no mundo da xilogravura. Através das narrativas de Yolanda, que é não apenas uma artista, mas também professora, mãe e mulher, a exposição oferece reflexões profundas e inspiradoras.

WhatsApp_Image_2023-08-28_at_14.05.00_1.jpeg