Nesaa quinta-feira (24/08), o professor Jean Catapreta, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Coordenador Geral da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), participou de audiência pública no senado federal, com o objetivo de discutir a importância de instituir no calendário nacional o Dia Nacional das Olimpíadas Científicas do Conhecimento. A audiência aconteceu na comissão de Educação e Cultura do Senado (CE), das 14 às 17 horas. Além do professor, participaram senadores e especialistas que debateram sobre o tema.
Professor Jean Catapreta, Coordenador Geral da Olimpíada Nacional de Ciências
Na ocasião, o professor apresentou números e ressaltou informações que evidenciam o crescimento que a olimpíada tem desde o início, como o número recorde de mais de 4 milhões de estudantes da educação básica inscritos em 2023. “Essa é a segunda maior olimpíada do Brasil em quantidade de participantes, sabemos que no nosso `País tem um histórico de engajamento dos estudantes nessas atividades. Podemos dizer que as olimpíadas do conhecimento são como uma locomotiva para motivar estudantes em todas as áreas”, destacou.
Audiência aconteceu na comissão de Educação e Cultura do Senado (CE)
A criação da data está prevista no PL 3.650/2023, caso aprovado, deve trazer destaque sobre a realização das olimpíadas do conhecimento, entre as quais a Olimpíada Nacional de Ciências. Durante a audiência foi assinado projeto de lei de autoria do senador Marcos Pontes que institui a bolsa de iniciação científica para estudantes da educação básica, que atenderá estudantes premiados em olimpíadas do conhecimento cujas famílias sejam beneficiárias de programas sociais do governo federal.
Durante a audiência o professor apresentou números que refletem o crescimento da ONC
A olimpíada nasceu a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), cadastrado desde o ano de 2016, que se transformou em um grande evento de incentivo à ciência e ganhou o Brasil. Já são oito edições do evento, dispondo ainda de patrocínio da Petrobrás e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.