Professor da UFPI participa de audiência no Senado para discutir criação do Dia das Olimpíadas Científicas do Conhecimento

Nesaa quinta-feira (24/08), o professor Jean Catapreta, docente da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Coordenador Geral da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), participou de audiência pública no senado federal, com o objetivo de discutir a importância de instituir no calendário nacional o Dia Nacional das Olimpíadas Científicas do Conhecimento. A audiência aconteceu na comissão de Educação e Cultura do Senado (CE), das 14 às 17 horas. Além do professor, participaram senadores e especialistas que debateram sobre o tema.  

captura_de_tela_1.png

Professor Jean Catapreta, Coordenador Geral da Olimpíada Nacional de Ciências

Na ocasião, o professor apresentou números e ressaltou informações que evidenciam o crescimento que a olimpíada tem desde o início, como o número recorde de mais de 4 milhões de estudantes da educação básica inscritos em 2023. “Essa é a segunda maior olimpíada do Brasil em quantidade de participantes, sabemos que no nosso `País tem um histórico de engajamento dos estudantes nessas atividades. Podemos dizer que as olimpíadas do conhecimento são como uma locomotiva para motivar estudantes em todas as áreas”, destacou. 

captura_de_tela_2.png

Audiência aconteceu na comissão de Educação e Cultura do Senado (CE)

A criação da data está prevista no PL 3.650/2023, caso aprovado, deve trazer destaque sobre a realização das olimpíadas do conhecimento, entre as quais a Olimpíada Nacional de Ciências. Durante a audiência foi assinado projeto de lei de autoria do senador Marcos Pontes que institui a bolsa de iniciação científica para estudantes da educação básica, que atenderá estudantes premiados em olimpíadas do conhecimento cujas famílias sejam beneficiárias de programas sociais do governo federal.

captura_de_tela_3.pngDurante a audiência o professor apresentou números que refletem o crescimento da ONC

A olimpíada nasceu a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), cadastrado desde o ano de 2016, que se transformou em um grande evento de incentivo à ciência e ganhou o Brasil. Já são oito edições do evento, dispondo ainda de patrocínio da Petrobrás e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.