Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do Ranking de Universidades Empreendedoras de 2023
Início do conteúdo da página

UFPI participa do Ranking de Universidades Empreendedoras de 2023

Imprimir
Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 16h09

RANKING-UNIVERSIDADES-EMPREENDEDORAS-ufpi_4.jpg

 

A Universidade Federal do Piauí está participando do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023. O levantamento é realizado a cada dois anos e tem o objetivo de compreender o quanto as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras estão sendo capazes de desenvolver a sua comunidade por meio de práticas inovadoras. Na última edição, em 2021, a UFPI foi a única IES do Piauí a participar do levantamento, com destaque para o critério de “Capital Financeiro”, que avalia os investimentos em projetos e iniciativas inovadoras, ocupando a 17° posição entre as 126 Instituições de Ensino Superior avaliadas. Na região nordeste, a UFPI ocupa a 4° posição desse eixo. 

Na gestão do Reitor Gildásio Guedes, muitas foram as medidas implementadas para incentivar o empreendedorismo acadêmico, como o projeto InovaUFPI. O resultado reflete essas boas práticas, pois no ranking geral a Universidade avançou mais de 20 posições, quando comparado com o ano de 2019. O RUE analisa as dimensões de Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão a fim de medir o que substancialmente influencia no grau de empreendedorismo de uma IES. Além disso, utiliza as dimensões de Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro para medir os meios que podem proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento do protagonismo acadêmico. 

Para continuar nessa evolução, a UFPI convida os alunos para que respondam ao formulário da pesquisa e colaborarem com o Ranking. A partir do RUE, o aluno contribui para a melhoria da educação superior brasileira, ao passo que aponta pontos de atenção e de destaque dentro da instituição. Além disso, em 2019, por exemplo, o estudo viabilizou o direcionamento de verbas do Ministério da Educação para as IES, o que pode potencializar os investimentos em educação empreendedora dentro da Universidade. 

 O preenchimento é rápido, totalmente anônimo e sem coleta de dados pessoais. O formulário pode ser acessado através deste link

Fim do conteúdo da página