Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do relançamento da revista Carta CEPRO digital

UFPI participa do relançamento da revista Carta CEPRO digital

Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2023, 12h39

CEPRO-13.jpg

Evento aconteceu no Auditório da Academia de Ciências do Piauí

Na manhã desta sexta-feira (25), no Auditório da Academia de Ciências do Piauí, o Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, participou da 6° edição da Sexta Programada, espaço de debate e reflexão sobre temas importantes para o desenvolvimento econômico e social do Piauí.

Esta edição, foi marcada pelo relançamento do projeto Carta CEPRO digital. Prestes a completar 50 anos, a publicação acadêmica passará a ser digital, para se adequar aos tempos atuais, e de fluxo contínuo com publicações quadrimestrais. Desta forma, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou do evento com a nomeação de um novo Conselheiro Editorial para a revista Carta CEPRO.

CEPRO-5.jpg

O evento também contou com palestra do Professor Sabino Pôrto (Economista e Editor-Chefe da Carta CEPRO), sobre políticas públicas para o desenvolvimento regional, a presença da Professora Liége Moura (Diretora CEPRO e Conselheira da revista) e do Professor da UFPI, Samuel Costa (Economista e Conselheiro da revista).

CEPRO-7.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

O vice-reitor, Viriato Campelo, destacou que a revista é de fundamental importância para o desenvolvimento do Piauí. “A CEPRO produziu os melhores conhecimentos na área da economia, principalmente piauiense, e serviu de base para a construção dos planos de desenvolvimento do estado. Agora na reedição da revista, convocaram a UFPI para contribuir tanto no conselho editorial como na produção de artigos”, disse.

CEPRO-4.jpg

Professor Sabino Pôrto

Em sua fala, o professor Sabino Pôrto, disse que nesta reedição a ideia é criar uma revista acadêmica com submissão em tempo contínuo e receber arquivos com temas variados sobre o Nordeste e o Brasil, desenvolvimento adicional, economia regional e também ciências humanas em geral. “Eu acho que é importante esse relançamento, onde o principal fator é o conhecimento. Estimular o debate de ideias dentro da esfera pública é essencial quando tratamos da democratização do conhecimento e da informação”, afirmou.

CEPRO-3.jpg

Professor Samuel Costa

O professor da UFPI, Samuel Costa, também representou a Instituição como membro do conselho. Ele pontuou que a CEPRO é ligada ao desenvolvimento do Piauí e tem uma ligação com a Universidade Federal do Piauí, por meio do Departamento de Economia. “Eu fui convidado para participar desse evento que diz respeito ao avanço na publicação que é a carta CEPRO. Nessa revista, desde o seu nascimento, temos uma preocupação de conhecer o Piauí em diferentes perspectivas. Então, vim mostrar a importância do que representa o avanço e a manutenção desse periódico para todos”, frisou.

CEPRO-9.jpg

Professora Liége Moura

A professora Liége Moura, destacou que a Carta CEPRO chegar ao mundo digital é importante nesse processo de uso das mídias e da tecnologia, facilitando o acesso a todos os pesquisadores. “É uma revista que traz essa oportunidade para os pesquisadores que estudam a nossa realidade, que vão fazer discussões sobre as questões regionais. Nesse sentido, nós convidamos as instituições parceiras das universidades, a Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa (FAPEPI) com o intuito de compor o conselho editorial da revista”, disse

Às Sextas Programadas têm como objetivo oportunizar espaços de debates e palestras para refletir sobre temáticas relacionadas à conjuntura econômica e social do estado do Piauí, envolvendo a participação de gestores, pesquisadores e sociedade em geral. Os eventos acontecem de modo aberto ao público.