Extensionistas do projeto Mais Sorriso, Mais Saúde em colaboração com o sexto período (disciplina saúde da criança) do curso de Enfermagem do Campus de Picos da UFPI, realizaram na segunda-feira, dia 21 de agosto, a oficina de primeiros socorros à criança. O encontro teve como professores organizadores: Lany Leide Campelo, Luisa Helena de Oliveira, Rumão Batista e Edina Araújo.
O evento teve o objetivo de conscientizar e instruir os participantes quanto aos riscos aos quais a criança se expõe no seu dia a dia. A oficina abordou os temas: Necessidades essenciais das crianças, engasgo, afogamento, choque elétrico, intoxicação, traumas, quedas e fraturas, além das condutas e manobras de primeiros socorros a crianças em cada um dos casos.
Parte das atividades da oficina ocorreram no Pátio Central do CSHNB
Conforme a organização da oficina, a escolha dos temas foi baseada em dados retirados do DATASUS sendo estes os que mais causavam hospitalizações e óbitos em crianças até 10 anos incompletos.
O evento contou com uma palestra de abertura com o tema “Necessidades essenciais das crianças”, ministrada pela profa. Lany Leide de Castro Rocha Campelo. Na sequência uma encenação teatral que retratava uma criança que havia levado um choque elétrico e como agir diante dessa situação, trazendo também meios de evitar que tais situações ocorram. Em seguida, o tema queimaduras e as atitudes corretas a serem tomadas e esclarecendo até onde os ensinamentos populares podem ajudar.
Os temas Intoxicação, traumas, quedas, fraturas, engasgo e afogamento foram trabalhados através de exposição de banneres com informações e orientações sobre os respectivos assuntos trazendo inclusive em alguns o passo a passo de como realizar de forma eficaz as manobras para garantir o bem-estar do paciente até a ajuda especializada. Contando com orientações em forma de simulação com a participação do público e uso de manequim infantil.
Extensionistas orientando sobre manobras
Também foram abordadas comparações de doces com remédios; Por fim foi realizado um jogo dos 7 erros quanto ao armazenamento de produtos químicos e de higiene em casa além da entrega física ou por QR Code de um folheto contendo dicas sobre como prevenir intoxicações em crianças.