A dissertação “(Des)integração do Mercosul a política externa brasileira: influxos da ‘virada para a nova direita’ na resiliência institucional mercosulina (2016~2021)”, de autoria da mestranda em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, Carolina Pereira Madureira, sob orientação do professor Raimundo Jucier Sousa, foi indicada entre os 15 finalistas no concurso de Teses e Dissertações 2023 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). A UFPI é a única instituição de ensino do estado a figurar entre os concorrentes. O resultado dos vencedores será anunciado no dia 20 de outubro, durante sessão especial no 47° encontro anual da ANPOCS.
Sobre a dissertação finalista
A dissertação indicada busca compreender em que medida a denominada onda política conservadora ou “virada para nova direita” na política externa brasileira (PEB) influencia na coordenação e (des)integração política mercosulina, levando em conta a participação do Brasil enquanto potência regional.
Acesse o trabalho na íntegra.
ANPOCS
Fundada em 1977, a ANPOCS, entidade de direito privado sem fins lucrativos, reúne mais de uma centena de centros de pós-graduação e de pesquisa em antropologia, ciência política, relações internacionais, sociologia, de todo o Brasil. Anualmente, a entidade seleciona 15 teses e dissertações de diferentes instituições do país para integrar à final da sua cerimônia de premiação.
Confira a lista completa dos finalistas.