Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Educação Física realiza aula de campo em Luís Correia-PI

Curso de Educação Física realiza aula de campo em Luís Correia-PI

Última atualização em Segunda, 21 de Agosto de 2023, 08h03

alunos_em_atividade2.jpeg

Estudantes de Educação Física durante prática em Luís Correia (PI)

Recentemente, o uso de espaços com areia tem sido frequente para a prática de exercícios físicos e esportes. Treinar na areia promove uma série de benefícios físicos, como condicionamento cardiorrespiratório, maior gasto energético com menor impacto às articulações e melhora do equilíbrio. Quando a atividade é desenvolvida na areia da praia, somam-se a estes benefícios aqueles para a saúde mental.

Visando proporcionar a prática de exercícios físicos associada à natureza e permitir uma atividade para reduzir os níveis de estresse de alunos dos dois últimos períodos do curso, o Curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a aula prática no município de Luís Correia, nesta última sexta-feira (18/8).

A aula prática fez parte do conteúdo da disciplina Prescrição de exercícios físicos, ministrada pela Prof.ª Paula Monteiro. A docente organizadora cita que o exercício físico é uma alternativa não medicamentosa para diminuir os níveis de estresse, ansiedade e melhorar a qualidade do sono. Em contato com a natureza estes efeitos se mostram ainda mais perceptíveis.

Para o discente Wenner Pires foi uma vivência que jamais será esquecida e que possibilita ao futuro professor de Educação Física aliar o exercício físico à natureza, promovendo um vínculo mais profundo com o aluno. Fugir dos espaços urbanos pode funcionar com uma verdadeira terapia.

A atividade contou com o apoio do Departamento de Educação Física (DEF) da UFPI. A chefe do DEF, Prof.ª Dionis Machado, conta que precisou de muitos parceiros para a realização da aula. "Tivemos o apoio do setor de Transportes da UFPI, da UFDPar que recebeu nossos discentes para o almoço no RU e contamos com o alojamento no IFPI. A proposta mostrou-se como excelente oportunidade de aprender além dos muros da Universidade e já está sendo desejada pelas próximas turmas", disse a professora.

alunos_em_atividade_3.jpeg