Esperança, Literatura e Liberdade: SaLiPi encerra mais uma edição na UFPI

DJI_0041_1.jpg

Evento foi sediado no Espaço Rosa dos Ventos

Em mais uma exibição de sucesso, chegou ao fim neste domingo (20) o 21° SaLiPi, no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciando sua terceira década e a décima edição na Universidade, o maior evento cultural e literário do estado trouxe como tema “Com livros há esperança, e com Esperança, liberdade”, uma homenagem à piauiense Esperança Garcia, considerada primeira advogada do Brasil. Entre os dias 11 e 20 de agosto, estima-se que 200 mil pessoas visitaram a feira. Foram 80 stands entre instituições e livreiros, com a estimativa de movimentação de mais de 1 milhão e meio de reais com a venda de livros e produtos agregados.  

zezeaberturasalipi-34_1.jpg

Zezé Mota participou da palestra de abertura sobre Esperança Garcia

O SaLiPi 2023 contou com a participação na mesa de abertura de Zezé Motta, com o tema “As Esperanças de Hoje”, um bate-papo sobre a importância da homenageada, Esperança Garcia, além da divulgação de um documentário sobre ela, em que Zezé fez uma participação. Além disso, Raphael Montes, Djamila Ribeiro, João Moreira Salles, Micheliny Verunschk, Kaká Werá, Daniel Munduruku, entre outros escritores e artistas, marcaram presença no evento.

IMG-1262_compressed.jpg

Livraria Universitária Monsenhor Melo no Espaço Rosa dos Ventos

Nesta edição, a UFPI reforçou ainda mais a parceria com a Fundação Quixote, colaboração que já possui uma década. Entre os 104 lançamentos realizados no 21° SaLiPi, 20 foram da Editora da UFPI (EDUFPI), quase o dobro da quantidade da edição de 2022. Com livros físicos e e-books, professores, alunos e pesquisadores publicaram livros em diversas áreas, com temas jurídicos, sociais, de saúde, homenagens, comportamento, entre outros.

PIAUILISMO-12_1.jpg

Piauilismo ocorreu no prédio de Moda da Universidade

Concomitante à feira, a programação da Universidade durante o SaLiPi contou com dois eventos do curso de Moda, Design e Estilismo: o Expomoda, que realizou exposição de peças desenvolvidas por estudantes, feira artesanal e desfiles de moda. Além disso, o Piauilismo, com o tema “Passado. Presente. Futuro” reuniu os projetos finais de coleção dos alunos que estão saindo da graduação e entrando no mercado de trabalho.

11082023-IMG_0825_copy.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, reconheceu a importância do evento, sediado pela Universidade pela décima edição, sendo o espaço que por mais vezes recebeu o SaLiPi. Para ele, é um momento de encontro entre diversos segmentos da sociedade piauiense. “O evento fica a cada ano mais característico e mais identificado com a cidade e o estado", pontuou.

cc009ac6-cc69-4772-9bb2-e987243a68b5.jpg

Adriana Calcanhoto na palestra de encerramento

Essa edição também foi a 26° do Seminário Língua Viva e no encerramento quem participou foi a cantora, letrista e escritora Adriana Calcanhotto. Em bate-papo no Cine Teatro da UFPI, a artista compartilhou momentos da carreira, seu processo criativo e sua relação com a escrita e a música. Foi um momento de troca de experiências com o público, além da exaltação da cultura brasileira, tema recorrente nas obras de Adriana.

07bfb29a-892f-4898-9fe8-ff8543a9dd9b.jpg

Solenidade de encerramento do Salipi; à esquerda, a Superint. de Comunicação, Samantha Castelo Branco, representando o Reitor da UFPI no ato solene

O encerramento do 21º Salipi foi marcado por solenidade com presença dos organizadores do evento, que antecedeu o show da cantora Vanessa da Mata. O Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, celebrou a parceria com a UFPI, a partir da Superintendente de Comunicação Social Samantha Castelo Branco, que representou o Reitor na oportunidade. Segundo Kássio, a missão permanece a mesma, de trazer ao evento arte, cultura e educação. “Seguiremos levando o livro e a literatura pelo maior número de cidades e regiões do Piauí. Vamos chegar aos mais longínquos lugares”, garantiu.  
WhatsApp_Image_2023-08-20_at_22.07.11_copy.jpeg

Vanessa da Mata encerrou o SaLiPi 2023

SaLiPi 2024

Durante a solenidade, foi anunciada a personalidade que será homenageada no Salipi 2024: Maria das Graças Targino. Professora do Departamento de Comunicação Social por mais de 30 anos, foi uma das fundadoras do sistema de bibliotecas da Universidade. Biblioteconomista e jornalista por formação, ela também será a primeira cronista a ser homenageada no evento. Nessa edição, lançou o livro “Embarques e Desembarques: Relatos de Viagens” em que compartilha suas experiências por mais de 30 países. Targino foi pioneira no mundo das feiras de livros, sobretudo na Universidade, antes mesmo do SaLiPi existir.