Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Respeito e Diversidade: Lançamento da EDUFPI aborda comunidade LGBTQIAPN+ no SaLiPi 2023
Início do conteúdo da página

Respeito e Diversidade: Lançamento da EDUFPI aborda comunidade LGBTQIAPN+ no SaLiPi 2023

Imprimir
Última atualização em Sábado, 19 de Agosto de 2023, 19h24

      

Estação Letras e Expressões lança o livro LGBTQIAPN+ Polifonias

Aconteceu na tarde deste sábado (19/8) o lançamento do e-book LGBTQIAPN+ Polifonias, publicado pela Editora da UFPI (EDUFPI) e organizado pelos professores da UFPI Solimar Oliveira e Francisco Júnior, além de Marcos Antonio, egresso de mestrado em sociologia da UFPI. A ação aconteceu com uma mesa-redonda na Estação Letras e Expressões do SaLiPi 2023, oportunidade em que foi contada a trajetória dos autores dentro da temática, além de reforçar a importância desse debate. 

O professor Francisco Júnior dedica suas atividades há 37 anos como docente da UFPI, no Departamento de Ciências Sociais e no Mestrado de Sociologia. Ele destaca que esse é o 7° livro da parceria com o professor Solimar e ressalta os aspectos pedagógicos, pois, segundo ele, a temática questões de gênero e sexualidade devem ser pautadas em todos os níveis de ensino. Para ele, esse é o resultado de um trabalho conjunto da Universidade com a sociedade civil organizada. “A Universidade precisa sair de seus muros. É um universo de várias polifonias, de várias tendências e vertentes, em que todas as tribos estão bem representadas”, afirmou. 

Já Solimar Oliveira é professor historiador da Universidade e possui 40 anos de docência, sendo 30 deles dedicados à causa LGBTQIAPN+. Para ele, esse é um momento muito significativo, por trazer um tema sensível, a partir de um trabalho importante e rigoroso de luta nesse âmbito. Ele entende que essas publicações são maneiras de trazer um pouco de suas vivências enquanto sujeito homossexual, mas, que apesar dos avanços, o desconforto ainda é o tom das pesquisas, por conta do preconceito. 

Dessa forma, ele considera fundamental potencializar isso dentro do meio acadêmico, para que os novos pesquisadores se sintam acolhidos para realizarem suas produções. “Eu estou começando a priorizar alguns trabalhos, mas eu não abro mão de continuar nesse processo de abrir espaço para novos pesquisadores. Ocupem esses espaços e continuem com os olhos abertos para receber os outros que virão”, destacou. 

O livro possui artigos de 11 estudantes dos Programas de Pós-Graduação da UFPI, tanto no mestrado, quanto no doutorado. Para Marcos Antonio, também organizador da obra, a ideia é trabalhar as nuances que a sexualidade dá e as oportunidades de se enveredar por vários aspectos. Entre as temáticas inseridas, estão a violência, o mercado de trabalho, a diversidade e a garantia de direitos para a comunidade LGBTQIAPN+. “Um dos temas que mais me chamaram a atenção é como a tecnologia está inserida na questão da sexualidade. Os desejos digitais, as possibilidades que ainda dão”, explicou. 

Tela sociológica

Na ocasião, também foi debatido o livro “O sociólogo vai ao cinema”, livro que conta a experiência do professor Francisco Júnior com o projeto “Tela Sociológica”. A atividade de extensão é desenvolvida por ele desde 2001 e discute os mais variados temas a partir da linguagem cinematográfica. Segundo o idealizador, essa é uma proposta metodológica que rompe a barreira entre as disciplinas. “É um livro que ensina como utilizar o cinema dentro da sala de aula. Isso gera uma provocação e um estímulo a partir da união entre a arte e a ciência”, pontuou.

Fim do conteúdo da página