Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI lança livro sobre a importância de atividades motoras para pessoas com autismo

Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 14h53

DSC_0086_1.jpg

Livro que aborda a importância de atividades motoras para pessoas com autismo é discutido no Bate-Papo Literário

A Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) prossegue com a série de lançamentos durante a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). Na tarde desta quinta-feira (17), a obra “Vivências e Experiências do Projeto de Extensão: Atividades Motoras para Pessoas com Autismo” proporcionou o debate entre colaboradores da obra e o público presente. O livro conta a história do Projeto de Extensão de Atividades Motoras para Pessoas com Autismo (PREMAUT), que esse ano completa 5 anos, e em comemoração ao quinto aniversário, comemoram com o pré-lançamento do livro.

Escrita por monitores do PREMAUT, a obra elenca vários pontos que ajudaram a construir o projeto de extensão, como o apoio familiar, ensino prático e teórico que pretendem desestigmatizar preconceitos sobre as pessoas autistas. Por exemplo, alunos do projeto têm a possibilidade de desenvolverem habilidades como qualquer pessoa, e com isso, mostram tanto aos monitores como à família que são capazes de fazerem tudo que se propõem a fazer. A professora Mara Jordana, uma das idealizadores do projeto, agradeceu a oportunidade de publicar pela Edufpi, uma obra de relevância para a sociedade.

“O livro registra como nosso projeto começou, e nós resolvemos registrar isso durante a pandemia, em agosto de 2020. Eu fiz a proposta e o grupo que está no livro concordou. Esse ano o projeto faz 5 anos, e eu já vinha com a ideia de resgatar a ideia do livro para comemorar o quinto aniversário do projeto. Coincidentemente, tivemos a feliz ideia de pré-lançá-lo agora no SaLiPi, um evento tão importante e que estamos felizes por fazer parte. Agradeço ao professor Cleber de Deus, diretor da Edufpi, pela oportunidade de nos ter concedido esse momento e que deixou nossos meninos muito felizes por terem escrito as vivências e experiências do que viveram em 2019. A ideia é que daqui a 40 anos alguém que queira escrever sobre o projeto tenha uma referência. Então está escrito como a nossa história começou, e é um parâmetro que mostra o quanto a gente vai conhecendo e melhorando”, ressaltou a professora Mara Jordana.

Atualmente, o PREMAUT atende cerca de 24 famílias, nele os alunos são convidados a participarem de diversas atividades em diferentes espaços, proporcionando a inserção das pessoas autistas no mundo, e ao mesmo tempo promovendo o desenvolvimento de habilidades motoras, físicas e sociais, além de outros benefícios resultado da atividade física para pessoas autistas, como a redução da ansiedade e do comportamento agressivo.

Ao longo desses 5 anos, Jussiara Ibiapina, monitora do Projeto, prestigiou o desenvolvimento e evolução de vários alunos que hoje estão formados. Mãe de um autista, é uma das primeiras monitoras do PREMAUT, e desde o início exerceu importante papel ao colaborar com o conhecimento prático adquirido durante a criação do filho Gustavo, que hoje está com 18 anos. Em um dos capítulos do livro, Jussiara destaca a importância do apoio familiar durante todo o processo de aprendizado do autista, especialmente por trazerem incentivo às mães que lutam diariamente para dar qualidade de vida para os filhos.

“Meu filho foi um dos primeiros alunos do Projeto, ele é fruto do meu empenho desde quando nasceu. Ser mãe de uma pessoa com qualquer outro tipo de deficiência é um desafio, mas hoje a gente pode contar com muitas pessoas que estão aí para nos amparar. Eu sempre tive no meu percurso pessoas que me apoiaram e me incentivaram, a professora Mara é uma grande incentivadora, pois ela vê as capacidades e potencialidades dos alunos do Projeto. É uma enorme gratidão ter participado do PREMAUT e ter colocado minha experiência a mostra para todos eles, e que cada um foi se descobrindo, conhecendo e aprendendo alguma coisa. Da mesma forma que eles aprenderam comigo eu aprendi, porque cada autista é singular, cada família passa por um desafio ou conquista diferente, e nós como grupo estamos sempre apoiando”, relatou Jussiara.