Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SaLiPi na UFPI marca o encontro de gerações e fortalece o amor pela literatura

SaLiPi na UFPI marca o encontro de gerações e fortalece o amor pela literatura

Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 14h59

11082023-IMG_0760.jpg

O Salão do Livro do Piauí é realizado anualmente desde 2003

O Salão do Livro do Piauí 2023 é a décima edição do evento sediada no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí. Em 21 edições da maior festa literária do estado, uma geração se formou leitora e uma nova começou a frequentar o evento, confraternizando com a leitura através de sua relação com a anterior.  A UFPI abraça o SaLiPi ao dispor da estrutura física e contribuir com a organização de palestras, mesas-redondas, atividades multiculturais e científicas, além do lançamento de livros, por meio da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI).

O agrimensor, Victor Quirino, frequenta o evento desde sua primeira edição na Universidade, realizado no ano de 2014. Ele conta que sempre procura livros relacionados principalmente à sua religião. Junto com ele, a presença dos netos é confirmada, a neta Clara Beatriz é leitora ávida, graças a influência da família: “Todo ano, eu trago eles e incentivo, quero estimular a eles terem esse contato com a leitura e com os livros”, enfatizou.

Conforme mencionada pelo avô Victor Quirino, sua neta Clara Beatriz comparece à feira de livros desde sua infância. “Criei o hábito de vir a partir de meus avôs, sempre tive o costume de ler muito e principalmente por eles, que me dão muitos livros, mas também por causa do SaLiPi. Adoro ler e é um hábito que eu acho que nunca vou deixar de ler.”, conta Clara Beatriz, de 16 anos. Ela também menciona que seus gêneros literários favoritos são poesia e romance.

Mas a história é diferente para Marina Macedo que era frequentadora assídua do SaLiPi, mas parou de frequentar quando foi embora de Teresina para morar em Picos. Lá ela começou a frequentar o SaLiPicos, evento literário local “Quando retornamos para Teresina, vimos a notícia do SaLiPi. Decidimos trazer a nossa filha, Vitória, para conhecer o evento original. Queremos que a nossa filha possa crescer cercada de livros, e apaixonada pelo mundo mágico da leitura”, frisou.

IMG_1273_1_1_copy_copy.jpg

Marina Macedo ao lado de seu marido e da filha Vitória

Nesse sentido, Marina ainda acrescenta que é estudiosa da área de Odontologia, e costuma ler livros do segmento, mas que costuma incentivar sua filha a ler tudo. “Vitória tem apenas 7 anos, mas tem seus gostos bem definidos. Ela ama livros de bichos e diz gostar muito de ler, além de ter amado visitar o SaLiPi, onde ganhou vários livros para ler em casa”, explicou.

11082023-IMG_0721_copy.jpg

O visitante tem à sua disposição, simultaneamente, as mais diversas linguagens

E o SaLiPi conclui mais uma edição com a certeza de que sua missão está cumprida. Disseminar o hábito da leitura, a cultura piauiense e o gosto pelo literário na população não só de Teresina, mas do estado inteiro. Desde os cordéis à ficção científica, tudo pode ser encontrado no SaLiPi e os livros estão apenas esperando por um dono apaixonado por leitura, seja ele um médico formado, ou uma pessoa que ainda está aprendendo a ler, há espaço para todo mundo neste evento.