Seminário Língua Viva recebe palestra sobre a obra “Torquato Neto: Arte Inacabada” no SaLiPi

17082023-DSC_1291.jpg

Da esquerda para a direita: vice-reitor Viriato Campelo, professor Paulo Roberto e George Mendes

Foi ministrada no espaço Seminário Língua Viva do 21º SaLiPi palestra que discute a obra “Torquato Neto: Arte Inacabada”, lançada ano passado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) em celebração aos 50 anos da morte do artista. A oportunidade contou com a mediação do Vice-Reitor Viriato Campelo, e foi ministrada por George Mendes, autor principal do livro, e Paulo Roberto Pires, professor de Comunicação da UFRJ.

“Falamos sobre como pensamos a produção do livro que tem mais de quatrocentas páginas, em que dezesseis autores escrevem sobre esses cinquenta anos da morte do Torquato Neto. Nós tratamos sobre como a obra do artista se construiu e vemos como ela continua em constante processo de edificação ao ser revisitada ao longo dos anos.”, revela o Vice-Reitor Viriato Campelo sobre o conteúdo discutido.

17082023-DSC_1286.jpg

Vice-reitor Viriato Campelo

Já o organizador do livro, George Mendes, explica o porquê do livro se chamar "Arte Inacabada", um dos tópicos falados durante a palestra: “Nosso livro é concluído com o texto que ele publica, aos 20 anos, uma monografia ‘Arte e cultura popular’, ele era um menino falando como gente grande, então a gente abre o livro com o texto de despedida e fecha com o texto inaugural do Torquato ganhando uma dimensão na literatura brasileira”, ele também explica que Torquato não publicou livros e que sua obra começa quando ele falece, aos 28 anos, e escreve um bilhete que é um poema de despedida.

17082023-DSC_1288_copy.jpg

George Mendes, autor principal do livro

Para o professor Paulo Roberto Pires, a obra de Torquato Neto ultrapassa as barreiras temporais, sendo reverberada até na atualidade nas produções culturais. “Viemos falar da importância do Torquato para o Tropicalismo e para a cultura brasileira hoje, fazendo uma geral nesse personagem tão importante que está no livro”, conta o professor Paulo Roberto Pires. 

17082023-DSC_1287.jpg

Professor Paulo Roberto

A live com a palestra no Seminário Língua Viva foi transmitida no YouTube e pode ser acessada aqui.