Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Organizada pela UFPI, 8ª Olimpíada Nacional da Ciências (ONC) inicia hoje (18)
Início do conteúdo da página

Organizada pela UFPI, 8ª Olimpíada Nacional da Ciências (ONC) inicia hoje (18)

Imprimir
Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2023, 09h36

Olimpíada Nacional de Ciências

Tem início hoje (18) e segue até amanhã (19), a 1ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que neste ano teve o número recorde de mais de 4 milhões de estudantes da educação básica inscritos. A ONC nasceu a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), cadastrado desde o ano de 2016, que se transformou em um grande evento de incentivo à ciência e ganhou o Brasil. Já são oito edições do evento, dispondo ainda de patrocínio da Petrobrás e recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

A olimpíada conta com a participação de estudantes de todos os estados do Brasil. 4.989 municípios tiveram estudantes inscritos na edição deste ano de 2023. Como o Brasil tem cerca de 5.500 municípios, aproximadamente 90% dos municípios brasileiros estão participando da ONC.

Nesse sentido, fazem parte estudantes da educação básica dos níveis: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; 1º ano do Ensino Médio; 2º ano do Ensino Médio; e 3º ano do Ensino Médio e 4º ano técnico (onde houver).

Estudantes do EJA também participam no nível correspondente à série na qual estejam cursando neste ano de 2023. Neste ano de 2023, os desafios estão sendo realizados de forma híbrida, com estudantes fazendo online e outros de forma impressa.  

Professor da UFPI toma posse como vice presidente da Associação Brasileira  de Química

Coordenador Geral da ONC, professor Jean Catapreta

O prof. Jean Catapreta, coordenador geral da ONC em todo o Brasil, destaca o papel da UFPI como organizadora do evento, divulgando a ciência e levando o nome da instituição a todos os cantos do Brasil. Cita como exemplo da grandiosidade do evento os picos de acesso, com mais de 130 mil estudantes acessando o sistema e fazendo as suas provas simultaneamente. 

 Os estudantes mais bem colocados nesta primeira fase serão classificados para os desafios da 2ª fase, a se realizar nos dias 14 e 15 de setembro.

Fim do conteúdo da página