Discussão ocorreu no espaço Bate-Papo Literário
O espaço do Bate-Papo Literário da 21º edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) recebeu nesta quinta-feira (17) o lançamento do livro “Criminologia e Direitos Humanos: diálogos contemporâneos", coordenado pela profa. Adriana Castelo Branco de Siqueira e pelo profª Nestor Alcebíades Mendes Ximenes, ambos do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e organizado pelos alunos Lucas Maurílio Oliveira Machado, José Leduc Cosme de Castro, Mariana Silva de Oliveira e Pedro Henrique Lopes Araújo.
O livro leva o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e reúne 11 textos de 14 autores que discutem sobre diversidade de pensamentos e linguagens no campo da Criminologia. O bate-papo teve mediação de Adriano Lobão.
Coordenador do livro, prof. Nestor Alcebíades
O coordenador do livro, prof. Nestor Alcebíades, usou do espaço para explicar o conceito de criminologia e para esclarecer sobre a pessoa do criminoso e as relações que envolvem a criminalidade bastante destacadas no livro. “Então, quando a gente fala de criminologia na visão dos direitos humanos não se estabelece uma visão única e exclusivamente do criminoso. Mas também da própria vítima. Neste estudo foi feito o levantamento a partir de uma teoria criminosa, que é a teoria do etiquetamento social e essa teoria ela explica exatamente a estigmatização que existe sobre as pessoas que passam pelo sistema, não só o sistema penitenciário, mas também para o sistema de reeducação na implantação de medidas”, elucidou.
Organizador do livro, Lucas Maurílio
O organizador do livro, Lucas Maurilio, comentou que a obra é uma coletânea sobre as várias reflexões contemporâneas tanto sobre a área da criminologia quanto a área dos direitos humanos e também destaca que o livro busca trazer um olhar especial na análise de diversos grupos sociais. “Apresentamos no livro questionamentos fundamentais. De artigos sobre violência institucional, violência interpessoal e violência estrutural. Trabalhamos diversos tipos de violência e realmente como esses determinados grupos sofrem uma vitimização na perspectiva também de tentar promover novos diálogos para garantir os direitos humanos”, afirmou.
O livro está disponível no formato e-book e para adquirir acesse o site da EDUFPI.
Autores:
Adriana Castelo Branco de Siqueira
Ana Maria Castro Matos
Giovana Letícia Sales Assunção Sousa
Hemerson Daniel Fernandes de Sousa
José Leduc Cosme de Castro
Lislley Batista Costa Mendes
Lucas Maurílio Oliveira Machado
Lucas Nogueira do Rêgo Monteiro Villa Lages
Luís Enrico Lima Boavista Gondim
Mariana Silva de Oliveira
Maria Vitória Carvalho de Sousa
Nestor Alcebíades Mendes Ximenes
Paloma Maria Bezerra Nepomuceno
Pedro Henrique Lopes Araújo