Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio recebe representantes da Suécia para discutir últimos preparativos do Sweden Day Piauí

Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 20h06

entrada.jpg

Na tarde desta quinta-feira (17/8), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu, no Salão Nobre da Reitoria, Leandro M. Rocha, oficial de promoção da Embaixada da Suécia no Brasil, para discutir e pontuar os detalhes finais referentes ao Sweden Day Piauí. O encontro também foi apreciado pelo Vice-reitor, Viriato Campelo; pela Assessora Internacional da UFPI, Juliana Castelo Branco Paz da Silva, e por dois dos responsáveis pela parceria entre a Embaixada da Suécia e UFPI: a senadora Jussara Lima (PSD-PI) e o deputado federal Júlio César Lima (PSD-PI).

O evento, que ocorrerá na manhã desta sexta-feira (18/08), a partir das 8h, no Cine Teatro, marca a primeira parceria da instituição com o estado do Piauí. Como forma de apresentar a Suécia e suas oportunidades acadêmicas aos estudantes, o Sweden Day Piauí trará, por meio de palestras, discussões e exposições, informações sobre a pluralidade e grandiosidade educacional do país, que é recordista nos índices de equação global.

reitor_copy_copy_copy_copy_copy.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Empolgado com a visita, o Reitor Gildásio Guedes celebrou a oportunidade de trazer o evento à UFPI e reforçou as possibilidades englobadas e oferecidas pelo Swedish Institute Scholarships for Global Professionals. “Amanhã, conquistaremos mais um avanço para a nossa pesquisa. A expectativa é que, após o evento, muitos estudantes se interessem pelo programa, busquem adentrar, e, posteriormente, sejam convocados. Avançar na qualidade de ensino, seja graduação ou pós-graduação, sempre será o nosso maior objetivo, e evento desta magnitude é a melhor forma de colocá-los em prática “, expressou.

representante.jpg

Leandro M. Rocha, oficial de promoção da Embaixada da Suécia no Brasil

Representando a embaixadora sueca no Brasil, Karin Wallensteen, Leandro M. Rocha, destacou a importância da parceria entre as instituições. Após apresentar aos convidados o plano discursivo do evento, o representante ratificou o interesse da embaixada para com estudantes piauienses. “As oportunidades ofertadas pela Suécia contemplam discentes, pesquisadores e docentes, seja em nível de graduação ou pós-graduação. Buscamos, acima de tudo, fornecer conhecimentos a estudantes de países de economia em desenvolvimento, assim como o Brasil. Com o evento de amanhã, o nosso objetivo é alcançar o maior número possível de estudantes. Tenho certeza que em breve muitos estudantes da UFPI integrarão o nosso programa’’, estabeleceu.

jussara.jpg

Senadora Jussara Lima (PSD-PI).

Ainda na ocasião, a senadora Jussara Lima, uma das responsáveis pela realização do Sweden Day no Piauí, compartilhou sua participação com o evento aos presentes e assumiu o compromisso em trabalhar por melhorias para a universidade. “Quando tomamos conhecimento do evento, pensei: porque não levar ao Piauí? Acreditamos que um país educado é capaz de se desenvolver da melhor forma possível. Com o evento, almejamos justamente isso, propagar educação de qualidade e oportunidades aos nossos estudantes. A universidade pode contar sempre com o meu apoio e minha dedicação”, assegurou.

deputado.jpg

Júlio César, Deputado Federal (PSD-PI)

Encerrando o momento de falas, o deputado federal Júlio César compartilhou um pouco de sua viagem à Suécia e explanou seu entusiasmo com os futuros resultados a partir da parceria.’’Para nós, é um orgulho fazer parte desta incrível colaboração. Sem dúvidas, daqui em diante, a UFPI será um modelo para todo o país. É um prazer estar de volta à esta universidade na qual eu formei e poder trabalhar em prol dela’’, pontuou.

Na ocasião, também estiveram presentes: a Pró-Reitora de Administração, Profa. Evangelina da Silva; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Mônica Arrivabene; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Ana Beatriz Sousa Gomes; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, em exercício, Profa. Poliana Rocha; a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Profa. Keylla Urtiga; o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Prof. Luís Carlos; o Analista Legislativo do Senado Federal, Jonathas Nunes Filho; a Diretora do Cead; Lívia Fernanda Nery e a Superintendente de Comunicação Social, Samantha Castelo Branco.

reunião.jpg

O Sweden Day acontece amanhã, no Cine Teatro, às 8h da manhã. O evento também será transmitido no canal UFPITV no YouTube.