SaLiPi 2023: Livro com temática da arte afrodescendente é lançado no Bate-Papo Literário

DSC 0092 1

Profa. Francilene Brito da Silva estuda temas sobre Educação e Diversidade a partir de: Arte e Afrodescendência como Narrativas (escritas, orais e imagéticas) decoloniais e cotidianas

Ocorreu na tarde de hoje, (17/8) no Espaço Bate-Papo Literário, o lançamento do livro “Arte Afrodescendente a partir de Três Olhares de Educadoras em Teresina”, pela Profª. Francilene Brito da Silva. O momento, que faz parte da programação da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), contou com o mediador Adriano Lobão.

Para a autora, Profa. Francilene Brito, a importância do livro é lembrar que precisamos observar e fazer uma educação em arte atenta às nossas afrodescendências. “Percebemos que há ainda muitas inquietações referentes às experiências educativas escolares em relação à arte afrodescendente e que há uma profunda ligação dessa prática artística com a educação social de crianças e jovens que vivenciam a dança afro em grupos culturais afros teresinenses. Uma educação e uma cidade que se alimenta de sua cultura de maneira consciente e lúcida terá mais chances de vencer seus desafios e entraves”, afirma na introdução da obra.

Na obra, o Prof. Francis Musa Boakari, enfatiza, através do prefácio, o cuidado da professora ao tratar esse assunto. “A Leitura do livro ‘Arte Afrodescendente a partir de três olhares de educadoras em Teresina serve de um convite para continuar estudando a arte não somente como “um fazer”, mas um pensar-pensando, fazer-fazendo, ser-sendo, pensar-fazendo no mundo, das sociedades contemporâneas e das práticas cotidianas através das quais, continuamente, construímos possibilidades como mostram as educadoras desta obra viva, de uma autora vivente”, conclui.

O livro pode ser acessado no formato e-book, no site da EDUFPI.