Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUGRAPPI/UFPI proporciona oficina de xilogravura durante a 21ª edição do SaLiPi

NUGRAPPI/UFPI proporciona oficina de xilogravura durante a 21ª edição do SaLiPi

Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 16h18

DSC_0032_copy.JPG

NUGRAPPI proporciona ao público criação de gravuras

O Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí da Universidade Federal do Piauí (NUGRAPPI/UFPI) possui uma programação especial para o público que visita a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). Os interessados em participar devem procurar a galeria localizada no Espaço Rosa dos Ventos. Desta forma, estudantes do Núcleo e voluntários se revezam para mostrar a beleza e satisfação no processo da criação de gravuras.

Quando a maior feira de livros do Piauí passou a acontecer na UFPI, em 2014, o recém-criado NUGRAPPI realizou sua primeira oficina de gravura com os visitantes. O sucesso foi tanto, que o grupo foi convidado a repetir a ação por outras edições, como a de 2016, oportunidade em que o Núcleo chegou a atender 5 mil pessoas. Utilizando a emblemática xilogravura, os nugrappianos conquistaram os visitantes que se propuseram a mergulhar no universo artístico.

Diante disso, o Núcleo se tornou parte da feira. Sob a coordenação da professora de Artes Visuais da UFPI, Yolanda Carvalho, voluntários e integrantes do NUGRAPPI se revezam para proporcionar a experiência emblemática, por meio da xilogravura, para crianças e jovens que passam pela galeria. Para a professora Yolanda, todos os envolvidos no projeto nutrem um vínculo afetivo com a expressão artística, e por isso se empenham na propagação da técnica, o que também contribui positivamente para a sociedade.

“Este grupo de gravadores e profissionais, denotam um expressivo vínculo afetivo e profissional com esta forma de expressão artística, que vem logrando espaço no decorrer dos anos. Este Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí, traz uma grande colaboração para a sociedade, pois ao realizar oficinas de xilogravuras ofertando a alunos de escolas públicas, privadas e outros segmentos da sociedade, o encontro com o lúdico. Esta expressão artística de prática enriquecedora que, mesmo utilizando matriz de isopor, sua técnica é ofertada, nas oficinas de gravura alternativa, de forma próxima à xilogravura. Nessa oficina, o xilógrafo fabrica, ensina e divulga a arte da gravura, revivendo, a cada dia, por meio de suas produções, a memória desta modalidade artística”, elucida a coordenadora do NUGRAPPI.

DSC_0034_2.JPG

Professor de Artes Visuais e egresso da UFPI, Ciro Pereira

Com o uso de materiais recicláveis como isopor, papel, palito e tinta guache, o professor de Artes Visuais e egresso da UFPI, Ciro Pereira, junto com outros integrantes do NUGRAPPI, há cerca de 10 anos põe em prática o trabalho que começou no SaLiPi. Trabalhando a técnica de isoporgravura, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre o processo da formação de uma gravura.

A oficina é rápida e, para Ciro Pereira, o ponto alto do trabalho é ver a reação das crianças ao verem o resultado da arte feita por eles. “O legal do processo é que todos os materiais são acessíveis, e que eles têm acesso em casa. Eles gravam no isopor usando um palito de churrasco, depois pintam com tinta guache e por último, imprimem em um papel comum. A gente atende rapidamente, O mais interessante aqui é o brilho no olhar deles quando vêem o resultado”, destacou o professor de Artes Visuais.

WhatsApp_Image_2023-08-15_at_16.43.34.jpeg