Desfile da 15ª edição do Piauilismo ocorreu no Prédio do Curso de Moda da UFPI
Com o tema “Passado. Presente. Futuro”, o Curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu na noite desta quinta-feira (17) a 15ª edição do Piauilismo Fashion Day. O evento, que tem por intuito reunir os projetos finais de coleção dos alunos que estão saindo da graduação e entrando no mercado de trabalho, retornou presencialmente, desde o período pandêmico, sendo realizado no próprio prédio do Curso de Moda. Nesse sentido, 9 designers de Moda exporam seus projetos, consistindo em 9 peças conceituais e 3 coleções cápsulas comerciais.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Presente na ocasião, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou que as coleções expostas pelos discentes formandos representam não só o talento, mas também o empenho do corpo docente. “É gratificante acompanhar o Piauilismo, uma vez que vemos o conhecimento ser colocado na passarela a partir de um belíssimo desfile, que é o resultado de anos de estudo dos nossos estudantes da graduação em Moda. Percebemos o esmero e cuidado com cada produto e projeto exposto na noite de hoje”, frisou.
Professor do Curso de Moda da UFPI, Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho
Entre as disciplinas ministradas pelo professor Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho estão Projeto de Coleção I e II, as matérias são essenciais, junto com a curadoria, para a realização do Piauilismo. “Estamos com as melhores expectativas para esta noite de desfile, os meninos trabalharam de maneira brilhante na coleção, criação e desenvolvimento de produtos, as roupas estão muito bem elaboradas. Depois de um período de pandemia, estamos retornando o Piauilismo de forma presencial, juntamente com o EXPOMODA, e também fazendo parte da programação do 21º SaLiPi”, enfatizou.
Professora do Curso de Moda da UFPI, Danielle Araújo
Já a professora Danielle Araújo é responsável pelas disciplinas de Análise de Tendências, Pesquisa e Criação I e II que são fundamentais para o estudo de mercado e os princípios iniciais de Projetos de Coleção. “Então costumo fazer uma sequência na análise de tendências, então os alunos são conduzidos a entender o que acontece na sociedade e os impactos que levam a comportamentos e hábitos a virarem tendência. Além disso, estudamos sobre posicionamento da marca, questões de consumo, então isso serve de base para nossos alunos criarem seus projetos que culminam, posteriormente, com o Piauilismo”, explicou.
Estudante do Curso de Moda, Naibee Rocha
Contando a experiência na disciplina da professora Danielle, o estudante do curso de Moda, Naibee Rocha, comenta sobre a marca produzida por ele, que trabalha com moda agênere. “Eu desenvolvi peças, em que se enquadra tanto para o público feminino e masculino, assim como as pessoas que não se identificam com nenhum gênero”, afirmou.
Estudante do Curso de Moda, Mariana Lima
Quanto à aluna Mariana Lima, os conhecimentos adquiridos lhe auxiliaram a produzir uma marca infantil como trabalho na matéria. “A coleção foi inspirada no filme da Disney ‘Entre Laços’ e eu não só me instiguei no desenvolvimento do projeto, eu queria que as peças transmitissem a mensagem do filme para as pessoas”, disse.
Coleções Cápsulas do Piauilismo
9 alunos apresentaram seus trabalhos durante o Piauilismo
Para esta edição do Piauilismo, 3 coleções cápsulas foram produzidas por 9 alunos. Raízes, a primeira a entrar em cena; Princípia, definida como presente de riquezas do passado; e Daily, finaliza a sequência de coleções cápsulas com um toque urbano e futurista. Saiba mais sobre cada uma abaixo:
Coleção Raízes - O reinventar do sujeito foi necessário para suprir novas necessidades que apareceram durante o lockdown. O resgate das manifestações culturais, a valorização do trabalho manual, o crescimento do empreendedorismo e do que é mais valioso dentro do cenário artesanal da cidade, recortaram boa parte dessa nova realidade. A coleção Raízes vem expressar a garra e a conquista de espaço na esfera mercadológica para pessoas que diante da necessidade, restabeleceram seu modo de vida.
Coleção Princípia - Se inspira na mistura envolvente de experiências, histórias, sonhos, desejos e lembranças do aconchego regional ao viajar pelas raízes piauienses, através das riquezas como decoração, artesanato e paisagem. As memórias afetivas regionais entram em cena com elementos que marcaram o princípio e hoje é identidade de quem vive o presente com gostinho do passado.
Coleção Daily - A coleção Daily Essentials é inspirada no cotidiano dinâmico do jovem teresinense, em que ele se desdobra entre suas várias funções e atividades. Ele estuda durante o dia, trabalha à noite e ainda consegue manter uma vida social ativa. Partindo disso, a coleção foi pensada para acompanhar essa versatilidade, incluindo elementos da cultura local, com uma pegada urbana que se adapta ao novo contexto pós-pandemia.
Os alunos formandos que apresentaram seus projetos no desfile são: Ana Clara, Amanda Lima, Melina Carvalho, Vanessa Silva, Herlane Bastos, Valentina Monteiro, Wydson Fernando, Paula Barcelos e Lia da Silva.
A 15ª edição do Piauilismo Fashion Day também contou com a presença do Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante; a Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Lívia Nery; a Diretora de Governança da UFPI, Cleânia Sales; além de professores do Curso de Moda da UFPI e demais membros da comunidade acadêmica e público externo.
Piauilismo é tema de e-book lançado pela EDUFPI
Lançado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), no Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), em 2019, “Piauilismo: Por trás da criação” retrata o processo criativo dos 25 acadêmicos de Moda que participaram da 9ª edição do Piauilismo Fashion Day, que teve como tema a fauna e folha do Piauí. O Piaulismo é considerado um dos maiores eventos de moda do estado, em que alunos na reta final do curso de Moda apresentam ao grande público coleções comerciais e autorais, em atividades contempladas nas disciplinas Projeto de Coleção I e II e Curadoria e Produção de Desfiles. O evento conta com duas edições anuais, com realização em locais de ampla circulação de pessoas como praças, shoppings centers e espaços de convivência.
O e-book Piauilismo: por trás da criação está disponível para download no site da Edufpi.
Acesse o instagram da 15ª edição do Piauilismo aqui.
Confira mais fotos: