Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 21° SaLiPi recebe palestra "Literatura para mulheres" na Estação Letras e Expressões

Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 10h52

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_10.47.04.jpeg

Discussão ocorreu na Estação Letras e Expressões

A palestra “Literatura para mulheres”, mediada pelo Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, contou com a presença das professoras Francisca Carvalho, Lúcia Ana de Melo e Maria Amélia Elói, esta última organizadora do livro “Escritoras brasileiras”, debatido durante a ocasião. A discussão percorreu por assuntos pertinentes desde a presença da mulher na produção literária até o seu papel na sociedade.

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_10.47.29.jpeg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Segundo o Vice-Reitor, Viriato Campelo, conceder um espaço para tratar da literatura produzida e voltada para mulheres demonstra o espaço democrático e plural do SaLiPi. “Como lugar de suscitar importantes discussões, o SaLiPi realiza na Estação Letras e Expressões um debate sobre a literatura para mulheres. Desta forma, me sinto honrado em poder mediar este momento com a presença de importantes pesquisadoras”, declarou.

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_10.46.26.jpeg

Organizadora do livro debatido e palestrante Maria Amélia Elói

A palestrante Maria Amélia Elói destaca sobre a importância do espaço: “Uma mesa como essa que fala da literatura feita por mulheres é fundamental. Faz pouco tempo que a mulher tem sido aceita em outros espaços e não foi por acaso, foi por muita resistência, muita luta que elas puderam começar a escrever”, afirmou.

Sobre o livro “Escritoras Brasileiras”, exposto na oportunidade, Maria Amélia Elói disse que a publicação comemora a vida, a obra e a ousadia criativa de importantes autoras brasileiras, todas protagonistas.  “Escrever era uma coisa restrita aos homens, publicar era restrito aos homens, eles eram escritores, críticos literários e comandavam tudo. Ainda comandam, mas as mulheres têm ganhado seu espaço.”, conclui Maria Amélia Elói sobre o cenário literário.

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_10.47.57.jpeg

Professora Lúcia Ana de Melo

A professora Lúcia Ana de Melo, egressa da UFPI, é uma das colaboradoras do livro e expressa: “Eu fiquei muito honrada com o convite e foi um trabalho que ficou primoroso”, pontuou.

Escritoras brasileiras - A coletânea traz 32 biografias de escritoras brasileiras muito interessantes e diferentes entre si. A lista reúne escritoras consagradas, como Clarice Lispector, Cecília Meireles, Rachel de Queiroz, Cora Coralina e Hilda Hilst, e algumas menos famosas, que também merecem reconhecimento, como Henriqueta Lisboa, Zulmira Ribeiro Tavares, Adalgisa Nery, Orides Fontela, Maria Alice Barroso, Elvira Vigna, Olga Savary, Gilka Machado e Maura Lopes Cançado. Trajetórias e estilos absolutamente distintos, mas que carregam em comum a escolha da escrita como arte e forma de expressão.

A discussão foi transmitida on-line e está disponível, confira aqui.