Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Moda da UFPI lança o EXPOMODA durante o 21º SaLiPi

Curso de Moda da UFPI lança o EXPOMODA durante o 21º SaLiPi

Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 09h46

6P3A1302.JPG

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, participa da abertura do EXPOMODA

Na noite desta quarta-feira (16), aconteceu o primeiro dia de EXPOMODA, evento realizado pelo curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que complementa a programação do 21° Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). O projeto, que terá continuidade nesta quinta-feira (17) com o Piauilismo, contou com exposição de peças desenvolvidas por estudantes, feira artesanal e desfiles de moda. O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, compareceu ao EXPOMODA para prestigiar docentes e discentes envolvidos.

6P3A1360.JPG

EXPOMODA conta com trabalhos desenvolvidos por estudantes do Curso de Moda da UFPI

De acordo com o Reitor Gildásio Guedes, a Administração Superior da UFPI estimula a promoção de eventos que valorizam os talentos dos alunos e que servem de portfólio para o mercado de trabalho. “Estamos aqui prestigiando este evento do curso de Moda, com muitos professores e estudantes de vários períodos envolvidos. Temos uma exposição com documentos e materiais produzidos à mão, e em máquinas pelos alunos. Há também uma feira no segundo andar e um desfile desenvolvido por eles”, disse.

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_09.01.05.jpeg

Professora do curso de Moda, Suene Bandeira

Segundo a professora do curso de Moda, Suene Bandeira, as peças expostas no evento foram produzidas por alunos durante todo o período. “Estamos aqui fazendo o EXPOMODA, que acontece junto com o ‘Piaulismo’. O evento é uma exposição dos produtos dos discentes ao longo de todo o período. Nós temos desfiles e exposições em sala, além de uma feirinha com produtos que os alunos desenvolveram a partir da disciplina. O calendário está junto com o Salipi, então as pessoas podem atravessar aqui e observar o que está sendo feito na moda local”, explicou a professora.

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_09.02.47.jpeg

Estudante do 4° período de Moda, Gigi Leal

A estudante do 4° período de Moda, Gigi Leal, que participou da organização do evento, apontou que o projeto visa aproximar a moda dos outros discentes e comunidade externa. “O nosso objetivo é mostrar para a comunidade acadêmica e comunidade externa o que nós do curso de moda produzimos. É uma forma de trazer a comunidade para a universidade e expor o nosso trabalho”, disse a aluna.

Durante o evento também aconteceu a feira artesanal que contou com diversos produtos tanto de pessoas da comunidade interna quanto externa.

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_09.02.22.jpeg

Aluna de Pedagogia, Yasmin Nascimento

A aluna de Pedagogia, Yasmin Nascimento, participou da feira com sua doceira e pontuou a importância de a universidade proporcionar esses espaços para os estudantes. “É a primeira vez que estou participando com a minha Doceria. É importante esse espaço de estar podendo expor aqui dentro da universidade, ajuda inclusive na luta pela permanência estudantil. É muito bom ter esses espaços na Instituição”, disse.

Desfiles

O desfile contou com temáticas relacionadas ao Piauí, se conectando com o aniversário de Teresina, voltado também para a arte e ancestralidade. Seis disciplinas fizeram parte da construção dos desfiles.

A professora Suene Bandeira também destacou que os desfiles do EXPOMODA apresentam temas diversificados desenvolvidos em cada disciplina. “Esse projeto está relacionado a várias disciplinas do curso de Moda. Projeto de Coleção I, onde os alunos vão desfilar as coleções voltadas para o Piauí, e Desenho Geométrico, que os alunos fizeram camisetas brancas com estampas geométricas” disse Suene.

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_09.01.38_copy.jpeg

Estudante de Moda, Jade Ferry

Os estudantes ficaram responsáveis pela produção e styling de todo o desfile, como conta a aluna Jade Ferry, do 7° período. “Nós definimos quem seriam as modelos, fizemos a curadoria das peças e o styling. Eu acho muito importante participar da ação dessa maneira pois eventos como esse trazem mais visibilidade para os alunos e para o curso em si”, disse a jovem.

WhatsApp_Image_2023-08-17_at_09.02.09.jpeg

Beatriz Calsavari, aluna do 4º período de Moda

Beatriz Calsavari, aluna do 4º período de Moda, participou do desfile e destacou a importância da experiência ainda dentro da academia. “Desfilar é uma experiência muito diferente porque a gente também confeccionou essas peças. Todo mundo participa junto. É muita emoção, muita correria, esse calor, expectativa e  experiência são muito bons não só para acrescentar no meu currículo, mas também nas minhas vivências”, finalizou.

Confira mais fotos:

FullSizeRender_copy.jpg