Prof. Maria das Graças Targino lança no SaLiPi livro com memórias de viagens

WhatsApp_Image_2023-08-16_at_18.11.24.jpeg

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (16) o lançamento do livro “Embarques e Desembarques: Relatos de Viagens”, de autoria da professora da UFPI aposentada Maria das Graças Targino. A atividade deu sequência aos Bate-Papos Literários do 21° SaLiPi e traz relatos de viagens da professora por mais de 30 países. 

Em mais 500 páginas, a autora conta os relatos vividos em diversas viagens, com destaque para mais de cem fotografias, pois, ao contrário do livro técnico e científico, ela entende que um livro como esse precisa ser rigorosamente ilustrado. Com uma bagagem de mais de 70 países visitados, Maria das Graças foi categórica ao explicar a escolha dos selecionados para a coletânea. “Não pretendo fazer uma sequência. Busquei escolher os países cujos aspectos culturais e sociais eram mais distantes dos nossos”, explicou. 

Biblioteconomista e Jornalista por formação, a professora participou da fundação do sistema de bibliotecas da UFPI, além de mais de 30 anos atuando como docente do Departamento de Comunicação Social. Prestou também serviços para a instituição como Coordenadora de Informação na Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação. Com a oportunidade do lançamento, ela chegou a uma conclusão: a semelhança entre os indivíduos. “Os seres humanos são muito parecidos, onde quer que ele esteja. Nós somos muito parecidos, na bondade e na crueldade”, pontuou. 

Para ela, esse é um livro que fala acima de tudo sobre liberdade. “Eu busco em viagens essas vivências. Esse é um livro sobre amor, sobre paixão, sobre loucura”, destacou.