Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora do CEAD/UFPI apresenta livro “Pesquisar e Escrever” no 21º SaLiPi

Professora do CEAD/UFPI apresenta livro “Pesquisar e Escrever” no 21º SaLiPi

Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 21h51

SALIPI_1508-2.jpg

Bate-Papo Literário no  21ª edição SaLiPi contou com conversa sobre obra de Profa. do Cead

Nesta terça-feira (15/8), durante o 4ª dia da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi),  a Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) consagrou a apresentação de mais uma obra à comunidade acadêmica e externa. No Espaço Bate-Papo Literário, a Profa. do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Georgina Quaresma Lustosa, divulgou o livro recém lançado “Pesquisar e Escrever: processo transgressor de desafios e descobertas”. Na ocasião, o diálogo contou com a mediação do Prof. Luiz Romero.

15082023-DSC_0345_1.jpg

Professora do CEAD conversa sobre livro no SaLiPi

O livro, que é uma coletânea de pesquisas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos do Curso de Licenciatura em Letras/Inglês do CEAD/UFPI, do ano de 2020, constitui-se de dez trabalhos publicados, dos quais 16 autores participam.

Buscando representar os estudantes que disponibilizaram os artigos à publicação, de forma chamativa, a capa do livro traz um Ipê Amarelo, a planta floresce durante o período mais quente do nordeste. Ainda no início da ocasião, a organizadora aproveitou para destacar o porquê do nome da obra. “Escrever é uma coisa difícil para nós professores e, principalmente, para os alunos. Escrever significa ler, sem o ato de leitura, nós não escrevemos e a escrita é mudança; transformação; transgressão; e pesquisar também”, enfatizou a Profa. Georgina.

15082023-DSC_0477.jpg

Professora enfatiza a importância das pesquisas acadêmicas

O principal objetivo do livro, além de reunir trabalhos acadêmicos, é incentivar os alunos a produzir pesquisas desde o início do curso. Em suas palavras, a profa. destaca que o estudante teria menos dificuldade na hora de escrever o TCC, se já tivesse experiências com pesquisas e seus referenciais. “Um projeto como esse, acredito que com certeza, colabora para que os alunos se sintam mais à vontade para poder participar de pesquisas. A pesquisa deve ser incentivada a partir do momento que o aluno entra na universidade”, ressaltou afirmando que a ideia é despertar materiais acadêmicos dentro da instituição.

Dentre os estudantes que compõem o livro, a profa. orientou o trabalho escrito por Maria Monteiro, com o tema “O machismo na obra de William Shakespeare, a Megera Domada". O texto é fruto de resultados de pesquisas bibliográficas que buscaram identificar práticas machistas do autor, pauta na qual a convidada ao espaço destaca como relevante, tendo em vista as relações sociais no decorrer da história da humanidade.

A coletânea pode ser adquirida diretamente com a professora Georgina. Posteriormente, a organizadora pretende realizar visita em outros pólos do CEAD/UFPI com o intuito de distribuir aos universitários.

O Espaço Bate-Papo Literário ocorre tanto, presencialmente, quanto on-line, e pode ser acompanhado no canal do youtube UFPITV. Acesse e assista a conversa acerca da obra aqui.