Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Assinatura de contrato do HU-UFPI estabelece o Hospital como dedicado a Alta Complexidade

Última atualização em Terça, 15 de Agosto de 2023, 17h32

Na manhã desta terça-feira (15/8), O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizou reunião com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Reitoria da UFPI e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), representada pelo HU, com o intuito de assinar contrato que torna o Hospital como dedicado a Alta Complexidade.

15082023-DSC_0016.jpg

À esquerda, Diretor do HU-UFPI, Paulo Márcio

O novo contrato atualiza as ações do HU, substituindo o anterior que durava cerca de 10 anos e representava uma realidade do passado, uma vez que não considerava a atual estrutura do hospital. Nesse sentido, a estrutura era tida como hospital de atendimento ambulatorial sem considerar os investimentos recebidos na última década em parceria com a EBSERH.

De acordo com o Diretor do HU-UFPI, Paulo Márcio, dezenas de viagens a Brasília foram realizadas no propósito de convencer os técnicos do Ministério da Saúde, em parceria com a EBSERH, que o HU produzia mais, se dedicava mais à alta complexidade e precisava da sustentabilidade financeira para isso.

15082023-DSC_0029_copy_copy.jpg

Gerente de Atenção à Saúde do HU, Maurício Giraldi

Segundo o Gerente de Atenção à Saúde do HU, Maurício Giraldi, hoje o Hospital possui recursos para manter o atendimento na alta complexidade. “Havia necessidade dessa adequação porque ele recebia como hospital que fazia atendimento ambulatorial e não como hospital que faz cirurgia cardíaca, oncológica, neurocirurgia. Então foi necessário para que o HU continuasse produzindo alta complexidade não sendo mais viável que o contrato antigo fosse mantido”, explicou.

15082023-DSC_0008.jpg

Reitor Gildásio Guedes, ao centro

O contrato garante um aumento de mais de trinta mil reais anuais para o custeio de procedimentos realizados dentro do hospital. O reitor Gildásio Guedes esteve presente durante a assinatura do contrato e afirmou: “É um momento para ser celebrado, porque o Hospital da UFPI oferece equipamento de ponta para atendimento da população não só do Piauí, mas como do Brasil inteiro. O HU salva vidas”, completou.