Bate-Papo Literário da obra "Teoria Geral do Direito Previdenciário"
O professor Raul Lopes de Araújo Neto, do Departamento de Ciência Jurídicas, lançou nesta terça-feira (15/8) o livro “Teoria Geral do Direito Previdenciário”, no Bate-Papo Literário, seção que faz parte da programação da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). A publicação sai sob o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI).
Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da UFPI, Raul Lopes de Araújo Neto
Segundo o professor Raul Lopes de Araújo Neto, a obra é fruto de uma trajetória de pesquisas que o docente desenvolveu nos cursos de mestrado e doutorado em Direito e como professor de Direito Previdenciário na UFPI. “Além deste, a EDUFPI também apoiou o livro ‘Elementos da Seguridade Social’, são duas obras que têm como finalidade se aproximar dos estudantes com o propósito de incentivar a desenvolver pesquisas na área temática. Então, a primeira edição do livro ‘Teoria do Direito Previdenciário’ foi lançada de forma impressa, já a segunda edição, que trago hoje aqui, está sendo lançada no formato e-book. Desta forma, a pretensão maior é que o conhecimento contido nestas páginas possam chegar a mais alunos, assim como mais pesquisadores”, pontuou.
De acordo com o pesquisador, a primeira etapa da obra consiste em um estudo sobre a estrutura da seguridade social na Constituição Federal de 1988 e a análise dos efeitos das reformas previdenciárias ao longo da história, pesquisa desenvolvida durante o curso de mestrado realizado na Universidade Católica de Brasília. Em seguida, foram importados para esta obra o conceito de sistema, os objetivos da ordem social e a evolução de justiça e do risco social, que consistiram no objeto de estudo no curso doutorado em Direito Previdenciário na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo concluído com a tese intitulada: "O conceito jurídico de invalidez".
“A proposta consiste em um livro voltado para os acadêmicos de graduação e pós-graduação em Direito que queiram aprofundar seus estudos no campo da ordem social, especificamente no que se refere à seguridade social e sua estrutura. A matéria abordada consiste numa análise crítica da efetividade dos direitos da previdência social”, destacou.